As criptomoedas, por exemplo, Bitcoin, têm sido alvo de aparições em produções cinematográficas, sendo apresentado da nova temporada da série Altered Carbon. Produção própria da Netflix, foi ao ar no último dia 27.
Como uma série futurística, Altered Carbon trata de um tema que é certamente polêmico: a morte do ser humano. Em um futuro, os humanos ganharam a capacidade de sobreviver, com a técnica de troca de corpos.
A série aborda a perspectiva principal vivida por um mercenário, Takeshi Kovacs. Após acordar 250 anos após sua morte, Kovacs se vê em um novo corpo.
O que de fato chamou atenção é que a primeira não fez menção nenhuma ao assunto, sendo exclusivo da segunda. Atenção, este texto pode conter spoilers da segunda temporada.
Altered Carbon citou Bitcoin e outras criptomoedas em segunda temporada
De volta com a segunda temporada de Altered Carbon, a Netflix liberou os episódios da série no último dia 27 de fevereiro. Dessa forma, todos os episódios da segunda temporada já ficaram disponíveis de uma só vez para os fãs que queiram fazer aquela maratona.
A primeira temporada se passava no ano 2384, ou seja, 364 anos no futuro. Já a segunda temporada se passa 30 anos após a primeira, sendo o ano 2414, cerca de 400 anos no futuro da humanidade.
Com todos os episódios disponíveis, não demorou para a comunidade de criptomoedas achar um fato curioso na série. Após passados 400 anos de Altered Carbon, as criptomoedas ainda estariam em uso pela humanidade.
O Bitcoin ganhou destaque em meio a produtos disponíveis para venda de um criminoso. No momento em que a série mostrou as criptomoedas, a filha do criminoso estava roubando pertences de seu pai.
Outras criptomoedas apareceram na série
De acordo com Emilio Mann, administrador da comunidade Decred Brasil, as criptomoedas se mostraram relevantes na série, mesmo após 400 anos. A Decred foi uma das criptomoedas que ganharam destaque na trama.
Os preços dos itens a venda no mercado do criminoso tinham dois valores, um em Bitcoin e outro na cotação de uma altcoin. Emilio identificou as criptomoedas Bitcoin (BTC), Decred (DCR), Dogecoin (DOGE), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Monero (XMR) e Zcash (ZEC).
Uma das cenas chamou atenção da comunidade, que ainda teve tempo de verificar a cotação dos produtos. Um dos casos, por exemplo, dava o preço de um item de 0,879 Bitcoins, ao passo que valia 3,23 em Ethereum. Contudo, na cotação atual do Bitcoin, 0,879 BTCs equivale a 33,86 ETHs, ou seja, a Ethereum teve uma valorização no futuro apresentado pela série.
O mercado de criptomoedas certamente ganhou destaque na Netflix, dessa vez em Altered Carbon. No ano de 2019, a série Como vender Drogas Online também deu destaque para várias criptomoedas.
Outras séries e filmes deram destaque às criptomoedas, nem sempre ligando o tema ao mercado de drogas. Mesmo assim, a temática chama atenção para a perspectiva de que a tecnologia estará em uso no futuro distante.
Confira o trailer oficial da segunda temporada no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_MzbLQBeR9Y