A corrida pela criação do dinheiro digital acaba de ganhar mais um interessado. A gigante dos cartões de crédito Visa registrou uma patente para desenvolver uma “moeda fiduciária digital”.
De acordo com informações disponíveis na patente, a empresa de cartão de crédito quer criar um sistema que seja uma moeda digital lastreada em qualquer moeda fiduciária, como o dólar, o euro, o real e várias outras moedas físicas.
A patente foi registrada no início de novembro, mas se tornou publica no início da semana, a Visa havia abandonado o projeto Libra do Facebook em outubro. O pedido de patente feito pela empresa descreve um sistema central que receberá solicitações de diferentes criptomoedas.
Moeda fiduciária Digital da Visa é centralizada
A patente menciona a palavra blockchain 146 vezes, deixando claro que a moeda digital é inspirada no Bitcoin e em seu funcionamento.
A Visa também cita a plataforma Ethereum como a possível base da rede. Em uma citação de como a moeda digital funcionaria é explicado que haverá um aplicativo de carteira digital.
Apesar da inspiração em blockchain e no bitcoin, a moeda da Visa deverá ser centralizada.
O documento diz que uma “entidade central” vai supervisionar a oferta monetária. Em outras palavras, uma entidade central pode implementar políticas monetárias e emitir moedas.
De acordo com a patente ainda, um sistema central irá receber solicitações de outras moedas digitais. O sistema também criará uma moeda digital com base em moedas físicas.
Blockchain, Ethereum e carteira digital
O registro de patentes relacionados a blockchain é a forma mais notória de como as grandes empresas dobraram seus joelhos a tecnologia blockchain.
Enquanto a adoção das criptomoedas aumenta de forma exponencial no mundo todo, principalmente em tempos de crises, a tecnologia por trás das criptomoedas também ganham os holofotes.
Muitas empresas financeiras tradicionais estão de olho na tecnologia blockchain, e aquelas que ainda não viram estão rapidamente ficando para trás no tempo, logo será tarde.
Vale lembrar que gigantes da tecnologia já estão estudando e desenvolvendo aplicações em blockchain pelo menos há dois anos, como é o caso do Facebook, Alibaba, e várias outras.
Muitas aplicações estão sendo criadas em blockchain, e está é apenas uma forma de vermos o mercado crescer. A Visa agora faz parte desse crescimento.