O Fundo Monetário Internacional é uma organização importante para as políticas monetárias internacionais. Conhecido também como FMI, vinculou neste domingo uma propaganda em que chama o Bitcoin de evolução do dinheiro.
O dinheiro é um ativo que tem sofrido alterações ao longo dos anos. Ainda que não tão rápidas, tais alterações acontecem na medida em que a população reconhece sua função social. Dessa forma, o Bitcoin é uma proposta de avançar o assunto, pela tecnologia.
Desde que foi criado em 2009, o Bitcoin se colocou como um dinheiro descentralizado. Ou seja, a moeda digital não possui relação com Bancos Centrais. Ao ver a propaganda do FMI, importantes entusiastas do Bitcoin se posicionaram sobre o caso.
Em ano que alerta sobre crise, FMI chama Bitcoin de evolução do dinheiro em nova propaganda
O FMI é de fato uma organização importante para as políticas monetárias globais. Criado na convenção de Bretton Woods, em 1944, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, a organização tem com missão a garantia da estabilidade financeira.
O FMI fez um grave alerta nos últimos meses, afirmando que a economia global está em risco. Ao afirmar que a crise é a pior desde a WW2, o FMI deixou no ar que a calamidade é mundial.
Meses após a previsão ruim, a agência especializada em política monetária apresenta o Bitcoin. Em uma nova propaganda, vinculada neste domingo (23), o FMI chama o Bitcoin de evolução do dinheiro.
Chamada de “O que são criptomoedas?“, a nova campanha do FMI explica os conceitos básicos. Um dos conceitos, por exemplo, é que com as criptomoedas os bancos não são mais necessários. Além disso, o FMI chamou as criptomoedas de moedas especiais, que são seguras e rápidas.
Na propaganda, ao explicar a blockchain, o FMI citou o Bitcoin, Ethereum e Ripple. Em valor de mercado, essas são às três principais criptomoedas hoje. Cortando alguns riscos, as criptomoedas, de acordo com o FMI, são a evolução do dinheiro.
What are cryptocurrencies? https://t.co/ggONlLkA2r pic.twitter.com/yYpj3Jf37E
— IMF (@IMFNews) August 23, 2020
Entusiastas do Bitcoin alertam que propaganda pode ter relação com fraqueza do dólar
A comunidade de Bitcoin logo notou que o FMI endossou a evolução do dinheiro. Em um comentário de Samson Mow, contudo, o CSO da Blockstream citou que o FMI pode estar planejando uma criptomoeda própria.
Uma espécie de “FMI Coin” poderia ser uma alternativa monetária para a população global. Isso porque, com a crise financeira de 2020, o dólar sobre com a desconfiança de várias pessoas pelo mundo.
Já para Jimmy Song, grande entusiasta do Bitcoin, ao concordar com Samson, afirmou que uma nova ordem monetária poderia surgir em breve. Pelo tom da propaganda do FMI, as criptomoedas poderiam, inclusive, ser o dinheiro do futuro, apontaram os especialistas, com o colapso do dólar.