Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

De acordo com a Reuters, a União Europeia vai criar regras para o setor de criptomoedas após pressões internacionais sobre o tema.

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou destaque após pressões internacionais sobre as criptomoedas, principalmente membros do G20.

Com o Facebook em 2019 afirmando que iria lançar sua própria criptomoeda, vários países se preocuparam. Nos EUA e Europa o lançamento da chamada Libra foi visto como uma ameaça a soberania monetária dos países.

Com a clara ameaça aliada a uma falta de regras ao setor de criptomoedas, governos correm contra o tempo. O problema é que muitos ainda nem entenderam o funcionamento da tecnologia, então a criação de regulamentação é um grande desafio hoje.

Europa vai regulamentar o mercado de Bitcoin até 2024, apontam documentos obtidos pela Reuters

Como criar regras para uma nova tecnologia de meio de pagamentos pela internet, sem controle de uma entidade centralizada? Esse é um dos principais desafios dos Bancos Centrais e governos pelo mundo hoje.

Desde que o Bitcoin foi lançado, muitos querem controlar a tecnologia. Contudo, como não há um ponto central que comanda o Bitcoin, e várias criptomoedas seguem essa premissa, o trabalho tem sido complicado.

De acordo com a Reuters, no entanto, o Bitcoin vai ser regulamentado até 2024 na Europa. Em dois documentos obtidos pela agência de notícias britânica, o bloco europeu já considera utilizar as criptomoedas e blockchain para criar meios de pagamentos mais baratos e rápidos.

Desse forma, a União Europeia poderia fazer frente a Libra do Facebook, diminuindo uma eventual força no lançamento dessa criptomoeda. Em segundo lugar, a Europa espera diminuir a força da Visa e Mastercard no velho continente, encontrando opções para esses serviços.

Além disso, com a chegada da pandemia e o uso do dinheiro na Europa em alta, presente ainda em 78% das transações, o bloco espera diminuir o uso dessa opção em transações. Durante a pandemia, as pessoas do continente deram preferência ao dinheiro em espécie, mas os governos querem aumentar o uso do dinheiro digital.

Moedas digitais nacionais e stablecoins deverão ser as preferências do bloco

Ao que parece, o movimento é principalmente promissor para as chamadas stablecoins. Essas criptomoedas, como a Tether, por exemplo, são lastreadas em ativos físicos. Dessa forma, seu valor não oscila como visto no Bitcoin, que seu preço é altamente volátil.

As novas regras também deverão apoiar o uso das moedas digitais de banco central. Alguns BCs do bloco europeu já estudam e avaliam o lançamento de suas moedas em breve.

Entretanto, a nova regulamentação, que ainda não tem muitos dados públicos, deverá permitir o uso de blockchain e criptomoedas no setor financeiro do bloco. A medida poderia até ser boa para o Bitcoin, que poderia até passar a ser uma moeda legal no continente.

Vale destacar que a nova regulamentação deverá impor regras ao setor e deixar claro os riscos para novos investidores. Mesmo assim, ao que parece, as novas regras já com data limite para chegar deverá ser positiva ao mercado de criptomoedas.

No Brasil a regulamentação do Bitcoin segue avaliada pelo Senado e Câmara dos Deputados. Contudo, o Banco Central do Brasil afirmou ao Livecoins nos últimos dias que o assunto está parado desde 2017 na autarquia.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias