De acordo com o jornal russo 78.ru, um apartamento na cidade de Petrogradsky pegou fogo por causa de equipamentos de mineração de Bitcoin que superaqueceram. O dono do imóvel de 35 anos foi hospitalizado com queimaduras nos pescoço, nas mãos, costas e pescoço.
A vítima montou uma fazenda de mineração dentro de um quarto, mas a falta de um sistema de refrigeração fez os equipamentos pegarem fogo. A mineração de Bitcoin requer grandes recursos de computação e eletricidade, assim, os equipamentos costumam esquentar muito.
De acordo com a assessoria de imprensa da Direção Geral do Ministério de Situações de Emergência de São Petersburgo, a mensagem sobre o incêndio foi recebida às 22h13. O incêndio foi extinto 40 minutos depois.
Na Rússia já existem leis que proíbem a instalação de fazendas de mineração em edifícios residenciais.
Não foi a primeira vez
Em 2017 um caso parecido aconteceu na cidade de Novorossiysk. Um apartamento pegou fogo por causa de um curto-circuito na rede elétrica de equipamentos que mineravam Bitcoin.
De acordo com jornais locais, o morador montou uma fazenda de mineração dentro de um quarto, depois, com a alta da moeda naquele ano, o dono do apartamento decidiu aumentar a quantidade de equipamentos, mas a fiação não suportou a carga.