A cotação do Bitcoin voltou a romper U$ 34 mil nesta terça-feira (5). Com isso, a unidade do dólar vale menos satoshis no mercado, que é a menor unidade do Bitcoin.
O movimento de alta da moeda digital começou em 2020 e parece não ter mais fim. Isso porque, após romper a máxima de U$ 20 mil por Bitcoin, o preço da moeda disparou nas últimas semanas.
A menor unidade do Bitcoin, chamada de Satoshi em homenagem ao criador da moeda, é esperada como a unidade de conta do futuro pela comunidade. Com a alta da moeda, fãs do Bitcoin começaram inclusive a valorar bens que podem ser adquiridos diretamente.
Dólar vale menos satoshis a cada ano que passa com alta do Bitcoin
O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, usada como referência hoje na maior parte das transferências de recursos pelo mundo. Desse modo, inclusive o Bitcoin tem sua principal cotação de mercado em relação à moeda norte-americana.
Como moeda, era esperado do Dólar ser uma reserva de valor, unidade de conta e meio de troca. Contudo, a realidade é que o Dólar perde força a cada ano que passa em comparação com o Bitcoin.
De acordo com o site USDSAT, um marco importante foi visto nesta terça-feira, quando o Bitcoin voltou a romper U$ 34 mil. O site, que mostra a imagem da deterioração do Dólar frente o Bitcoin, registrou que cada unidade de USD vale hoje menos de 3 mil satoshis.
Esse marco, nunca visto na história do Bitcoin, coloca a moeda digital em destaque. Isso porque, com uma gigante adoção por investidores institucionais, o Bitcoin valorizou 17% nos primeiros cinco dias de 2021. Em 2020, a valorização superou os 300% em relação ao Dólar.
Com a cotação de 2.900 satoshis por Dólar, a comunidade comemorou a marca alcançada. Várias personalidades já estavam de olho na queda do dólar, como Jack Dorsey, o CEO do Twitter. No dia 2 de janeiro, quando o Dólar se aproximou da queda abaixo dos 3 mil satoshis, ele já havia compartilhado a “previsão”.
3,019 sats https://t.co/zmE6L7kyhG
— jack (@jack) January 2, 2021
Culpa da queda do Dólar não é das moedas digitais, mas pode ser do próprio FED
O Dólar em queda pode ter um culpado, apesar de não parecer: o próprio FED. Isso porque, desde que o Bitcoin foi criado, em 2009, mais de 75% de todos os dólares já criados foram impressos no mundo.
Com mais moeda no mercado, a tendência é que ocorra inflação, ou seja, o Dólar perdeu muita força nos últimos 12 anos. De acordo com o USDSAT, 1 Dólar valia 334.448.161 satoshis há dez anos. Ou seja, o Dólar já perdeu 99% de valor em relação ao Bitcoin na última década.
Só em relação a 2020, o Dólar, que valia 13.594 satoshis, perdeu 77% de valor. Desse modo, fica claro que a moeda fiduciária principal do mundo não consegue manter sua reserva de valor ao longo dos anos.
Como reserva de valor e proteção contra inflação, o Bitcoin ganha força e essa terça pode ficar na história ao registrar esse momento. Essa, inclusive, é a principal motivação da recente adoção institucional à moeda digital.