O whitepaper do Bitcoin foi publicado no site oficial da cidade de Miami, nos Estados Unidos. A iniciativa partiu do próprio prefeito da cidade, Francis Suarez, que tuitou o link do documento e disse que “Miami acredita no Bitcoin”.
Na semana passada um oportunista conhecido como “falso satoshi” ameaçou processar vários sites dizendo ser o criador do Bitcoin (sem provar) e pediu que eles removessem o documento de seus domínios.
A comunidade logo se posicionou contra o falso Satoshi e passou a publicar o whitepaper do Bitcoin em diversos sites. Só nos últimos dias diversos grandes veículos passaram a hospedar o documento publicado pelo verdadeiro criador do Bitcoin.
O governo da Colômbia e da Estônia foram alguns dos que publicaram o documento em seus sites oficiais.
O mais recente a entrar na onda foi o prefeito de Miami, tornando a cidade a primeira a hospedar o documento. O prefeito disse ainda que está trabalhando sem parar para tornar Miami um centro de inovação em criptomoedas.
“A cidade de Miami acredita no Bitcoin e estou trabalhando dia e noite para transformar Miami em um centro de inovação em criptomoedas. Tenho orgulho de dizer que Miami é o primeiro governo municipal a hospedar o whitepaper de Satoshi em um site do governo.”
The City of Miami believes in #Bitcoin and I’m working day and night to turn Miami into a hub for crypto innovation.
Proud to say Miami is the first municipal government to host Satoshi’s White Paper on government site. @balajis @tyler @cameron @APompliano pic.twitter.com/DBOni23ynY
— Mayor Francis Suarez (@FrancisSuarez) January 27, 2021
Prefeito fã do Bitcoin
No início do mês o prefeito de Miami já havia revelado seu entusiasmo com o Bitcoin dizendo que pode alocar parte das reservas da cidade na moeda digital.
Na ocasião, o prefeito disse ao canal FOX Business que está fazendo análises, sobretudo, perante as leis. O interesse no momento, disse, “é em tecnologia, por isso cada ponto está sendo considerado principalmente relacionado a pagamentos em criptomoeda, em especial, o Bitcoin.”
O prefeito afirmou que o fato da criptomoeda ser limitada é um ponto muito positivo e ressaltou que outros governos já usam moedas semelhantes para uma variedade de coisas e que o Bitcoin se tornou um investimento atraente para muitas pessoas.
Ele também disse que estamos em uma era de home office, onde mudanças são necessárias para que os governos se adequem à nova realidade.
Whitepaper no Senado dos Estados Unidos
O whitepaper também foi publicado no site oficial do Senado dos EUA, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O congressista Patrick McHenry publicou o link em seu Twitter afirmando que “os formuladores de políticas devem estar do lado da inovação e engenhosidade, que são vitais para a competitividade americana”. Ele também disse que espera que outros do governo dos EUA publiquem o documento.
Policymakers should be on the side of innovation and ingenuity, which are vital to American competitiveness. I hope others in US govt join me. #Bitcoin
— Patrick McHenry (@PatrickMcHenry) January 26, 2021
Falso Satoshi
O falso satoshi, Craig Steven Wright e seus representantes legais enviaram avisos legais para o bitcoin.org e bitcoinCore.org, os dois primeiros sites a hospedar o whitepaper do Bitcoin. Ele alega violação de direitos autorais entre outras acusações frívolas.
A resposta de grandes líderes mundiais mostra que o postulante a “dono de todos bitcoins do mundo” provavelmente vai continuar passando vergonha.