O valor total de mercado de todas as criptomoedas juntas ultrapassou o valor de mercado da Alphabet, empresa que controla o Google. De acordo com dados do CoinMarketCap, o valor somado das criptomoedas agora é de 1.47 trilhão, enquanto o do Gooogle é de US $ 1,42 trilhão.
Na manhã de domingo (14), o mercado de criptomoedas atingiu uma máxima de US $ 1,53 trilhão. O bitcoin sozinho, que viu seu preço alcançar US$ 49.700, alcançou valor total de mercado de US $ 900 bilhões.
O valor de mercado do bitcoin já superou grandes empresas financeiras, como a Visa, PayPal e Mastercard. A capitalização da principal criptomoeda também é maior do que qualquer banco mundial, sendo que vários deles ficaram para trás durante a alta de 2020.
100 principais criptomoedas representam 89% do valor total de mercado
Atualmente existem mais de 8 mil criptomoedas e o valor de mercado delas somadas supera o Google, apesar disso, as 100 principais são responsáveis por 89% da capitalização total, isso é, existem mais de 7900 criptomoedas pouco conhecidas e com valor relativamente baixo, o que pode indicar que há muito mercado para ser explorado e, ao mesmo tempo, indica uma bolha.
Com tantas opções no mercado é difícil para os investidores saberem em quais investir, além do fato de que várias dessas moedas foram criadas sem nenhum propósito e, portanto, não possuem futuro ou valor real.
Sendo assim, os investidores tentam investir naquelas que são mais populares por possuírem projetos mais sólidos, contudo, no topo da lista existem algumas moedas que são conhecidas por terem projetos questionáveis, como é o caso da Dogecoin, que nasceu como uma brincadeira.
As duas principais criptomoedas do mercado, bitcoin e ethereum, são responsáveis por 74% de todo valor, somando juntas 1.06 trilhão atualmente.
Enquanto o bitcoin é um sistema digital de pagamentos, o ethereum se apresenta como um sistema operacional descentralizado.
Com uma capitalização recorde de 900 bilhões, o bitcoin pode superar sozinho o valor do Google em um futuro próximo. Para que isso aconteça, a moeda digital deve alcançar a marca dos US $ 55 mil por moeda, o que não parece ser tão difícil, já que diversas empresas estão apostando no ativo como reserva de valor.
O valor de mercado do bitcoin hoje é superior ao da Tesla, Facebook, Alibaba e diversas outras empresas conhecidas, sendo considerado o 7 ativo mais valioso do mundo, atrás apenas da Tencent, Alphabet, Amazon, SaudiAramco, Microsoft e Apple.
O Google foi fundado em 1998 e é responsável por 92% do tráfego de pesquisa do mundo todo. A Alphabet é a terceira empresa pública mais valiosa dos Estados Unidos, atrás apenas da Amazon e da Apple.
O bitcoin foi criado em 2009 e, passados apenas 12 anos, ameaça o reinado de uma das empresas mais poderosas do mundo.