Kjell Inge Rokke, um bilionário norueguês e magnata do petróleo publicou um comunicado fortemente a favor do Bitcoin, apostando na criptomoeda como a melhor defesa possível contra o momento turbulento que enfrenta o setor financeiro e os bancos centrais.
“Bitcoin pode se tornar o núcleo de uma nova arquitetura monetária”, disse o bilionário em uma carta aos acionistas.
O empresário argumenta que não é inconcebível que um Bitcoin possa um dia “valer milhões de dólares”. “Quem entende sobre Bitcoin sabe que seu sucesso futuro é quase inevitável”, ressaltou.
A poderosa petrolífera Aker, de propriedade da Rokke e que recentemente se diversificou em tecnologia verde e empresas de energia renovável, está abrindo um novo negócio, a Seetee, para aproveitar o potencial do Bitcoin, de acordo com um anúncio publicado na manhã desta segunda (08).
O investimento em Bitcoin do Magnata foi de 500 milhões de coroas suecas (R$ 331 milhões). A empresa planeja manter todos os seus ativos líquidos reversíveis na criptomoeda.
Seetee
A Seetee se concentrará em investir em Bitcoin, estabelecer parcerias com os principais participantes da comunidade de criptomoedas e tecnologia de blockchain em geral, lançar operações de verificação de Bitcoin e investir em inovação projetos e empresas.
A empresa industrial norueguesa, com uma história de 160 anos, tem investido ativamente em software industrial, fintechs e energia verde. Sua mais recente investida em criptomoedas visa ajudar a buscar um maior desenvolvimento em segurança cibernética e transações financeiras.
“A direção é clara: as finanças passarão por uma interrupção como os combustíveis fósseis”, diz Rokke. “A questão não é se isso vai acontecer, mas quando.”
A Seetee também vai minerar Bitcoin, uma operação polêmica e que consome muita energia. No entanto, a empresa diz que vai encontrar uma maneira de resolver este problema.
Além de possuir e minerar Bitcoin, a Seetee investirá em tecnologia e outras empresas, e firmou uma parceria com a empresa canadense de blockchain Blockstream.
Rokke quer “hodle”
O próprio Rokke escreveu uma carta aos acionistas na qual descreve os antecedentes da nova área de negócios e expressa forte confiança no bitcoin no longo prazo.
“Podemos não ser tão rebeldes quanto os ‘cypherpunks’ que inventaram o Bitcoin, mas muito mais progressistas do que a maioria das empresas estabelecidas”, escreve Rokke na carta que é salpicada de cripto-linguagem.
“Na linguagem do Bitcoin, seremos hodlers”, diz ele.
O Bitcoin continua a suscitar opiniões opostas após um início de ano volátil. A moeda digital era negociada por US $ 58.000 no mês passado, em comparação com pouco mais de US $ 8.000 que valia cerca de um ano atrás.
A criptomoeda ganhou alguns endossos notáveis recentemente, incluindo o do fundador da Tesla, Elon Musk. Também esteve presente em grandes fenômenos de investimento recentes, como o fundo de investimentos Cathie Wood’s Ark, como um exemplo notável.
Construção social
Rokke diz na carta aos acionista que ele mesmo foi cético em relação ao Bitcoin por muitos anos, mas que foi convencido.
“O dinheiro é uma invenção humana, uma construção social que só funciona porque todos acreditamos nele”.