Um incêndio em uma empresa de serviços em nuvem na França derrubou milhões de sites na Europa, incluindo portais de agências governamentais, bancos, lojas, sites de notícias e corretoras de criptomoedas.
O incêndio, que começou na madrugada desta quarta-feira (10) na OVHcloud, destruiu um dos quatro data centers da empresa e danificou outro.
A OVH, que é o maior provedor de serviços em nuvem da Europa pediu a clientes como o governo francês, e a corretora de criptomoedas Deribit para ativar seus planos de recuperação de desastres após o incêndio.
O incidente não tem precedentes para a empresa, que sozinha hospeda quase dois terços da web francesa. Dois dos quatro prédios do Data Center – que abrigam os servidores que hospedam os sites de milhares de empresas e serviços na França – foram atingidos pelas chamas.
De acordo com o jornal Expresso, surgiram rumores nas redes sociais que os dados perdidos no data-center foram totalmente destruídos pelo incêndio e incorrem no risco de terem ficado irremediavelmente perdidos.
A empresa ainda não se pronunciou sobre essa eventualidade.
Muitos clientes da OVH reclamaram no Twitter sobre sites e aplicativos inativos. Alguns pareciam não ter planos de recuperação de desastres ou sites de backup.
A OVH é a terceira maior provedora de serviços de data center do mundo e a maior da Europa, com operações na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
O incêndio teria começado por volta das 2 da manhã, sendo que apenas foi controlado por volta das 6 horas. Não existem feridos.
“Os bombeiros entraram imediatamente no local, mas não conseguiram controlar o incêndio no data center afetado”, disse o fundador e presidente da empresa no Twitter.