O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo da alta é que a moeda foi confundida com o fundo de Bitcoin criado pelo banco brasileiro BTG Pactual.
O famoso banco de investimentos anunciou no inicio da semana um fundo de Bitcoin. O banco informou também que o projeto tem parceria com a Gemini, corretora dos irmãos Winklevoss. Após o anúncio, o BTG, ou seja, o Bitcoin Gold, de repente ganhou atenção dos investidores.
A moeda chegou a alcançar um volume de US $ 250 milhões e bateu seu recorde de preço, chegando a ser negociada por US $ 130. O movimento de alta chamou atenção da comunidade de criptomoedas mundial, que tentou entender o que estava acontecendo, já que o bitcoin gold há muito tempo não se movia.
Então a analista do mercado Anita Posch descobriu sobre o anúncio no Brasil e se deu conta que os investidores estavam comprando o BTG achando que seria o fundo do banco brasileiro.
“As pessoas estão comprando Bitcoin Gold BTG porque existe um novo fundo chamado BTG Pactual… não é um Bitcoin mais barato!”
We're so early that people buy #Bitcoin Gold BTG, because there is a new fund called BTG Pactual 😉👇😱 No, it's not a cheaper Bitcoin! pic.twitter.com/CEdaCLVruE
— Anita ⚡🏳️🌈 Bitcoin for Fairness (@AnitaPosch) April 7, 2021
BTG Pactual vs Bitcoin Gold
Aparentemente, a semelhança do nome da criptomoeda e do fundo causou uma onda de compras do Bitcoin Gold. O preço da moeda começou a disparar imediatamente após o BTG Pactual anunciar a parceria com a Gemini.
Bitcoin Gold é considerada uma “shitcoin” que surgiu na mesma época que outras moedas sem futuro, como o Bitcoin Cash (BCH), Bitcoin Diamond (BCD) e outras. A principal característica do BTG (a moeda) é que ele pode ser minerado com placas de vídeo, e não com mineradores ASIC.
Enquanto isso, o BTG Pactual – maior banco de investimento da América Latina – irá lançar o primeiro fundo de Bitcoin de um banco de investimento brasileiro.
Investidores sem atenção?
Esta não é a primeira vez que, devido a nomes parecidos, os investidores se confundem e investem em ativos errados.
No início de 2020, o CEO da Tesla, Elon Musk, recomendou que seus seguidores do Twitter usassem o Signal. Tratava-se de um app de mensagens. Ao que parece, há outra empresa com um nome semelhante – a fabricante de sensores analógicos Signal Advance, que, ao contrário do mensageiro, é uma empresa de capital aberto.
Suas ações subiram por vários dias seguidos, chegando a ter alta de 438% em um dia.
Outro fato também envolvendo Elon Musk tem a ver com uma criptomoeda. Em meados de fevereiro o bilionário sugeriu que iria lançar a “Marscoin”, mas uma altcoin com o mesmo nome já existia e o ativo valorizou mais de 3000% no dia.
Isso sugere que alguns investidores se movem como bois e fazem pouca ou nehuma pesquisa sobre os ativos que estão investindo.