O mercado de criptomoedas é cheio de altos e baixos, ao longo de 12 anos os investidores viram períodos de altas constantes, chamados de bull market, e também longos períodos de quedas, bear market.
Em dezembro de 2017 (bull market), o Bitcoin chegou a alcançar um preço de 20 mil dólares, mas um mês depois, era negociado por US $ 3 mil, uma queda de 80% que pegou muita gente de surpresa.
O mercado então enfrentou um bear market até 2020. Para alguns o cenário foi normal e muitos aguardaram um novo período de alta, para outros, a situação foi péssima e vários até mesmo abandonaram o mercado.
Próxima queda será brutal
A nova alta do mercado que começou em meados de 2020 levou o Bitcoin para máximas de US $ 64 mil dólares e parece não ter mais fim. O mercado continua atraindo novos participantes que estão interessados no ativo digital e em outras moedas.
Apesar de a alta parecer infinita, alguns analistas esperam que em algum momento o mercado possa sofrer uma correção. Muitos já estão aguardando, mas outros parecem acreditar em mais altas.
Para o “Cobra”, o responsável pelo bitcoin.org – o site mais popular sobre Bitcoin do mundo – a próxima queda do mercado de criptomoedas será brutal para alguns investidores.
O site bitcoin.org foi originalmente registrado por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin. Quando Nakamoto desapareceu, ele passou o controle do domínio para o Cobra.
O desenvolvedor e veterano do mercado não deu muitos detalhes, mas em resposta a seu tuíte, muitos começaram a especular quem seriam esses “alguns”.
Aparentemente, aqueles que decidiram investir em altcoins aleatórias, como a Dogecoin, que subiu 150% na semana, mas caiu 50% em menos de 24 horas.
Aqueles que estão apostando em várias criptomoedas que se dizem “melhor que o Bitcoin”, ou aquelas que prometem fazer o Bitcoin “comer poeira”.
No geral, o mercado de criptomoedas atraí diferentes tipos de investidores.
Alguns acreditam que o Bitcoin é o futuro do dinheiro e, portanto, não se importa que a moeda caia 99% – eles continuam usando o ativo.
Existem pessoas que investem nas criptomoedas por falta de alternativas, também aqueles que são atraídos pelo conto da sereia que as criptomoedas são uma forma de enriquecimento rápido.
E os especuladores, que são atraídos pela volatilidade, que pode trazer retornos com trades.
Dentre outros vários tipos, alguns realmente entendem para o que servem as criptomoedas e o potencial de longo prazo, outros, porém, serão pegos de surpresa em algum momento.
Ninguém sabe dizer quando e se a correção realmente vai chegar.
É possível que o Bitcoin suba até US 100 mil antes de cair, ou, é possível também que continue subindo até US $ 1 milhão.
Ao mesmo tempo, é possível que comece a cair agora e fique em um período de bear market por vários anos.
Ninguém sabe.
Mas uma coisa é certa, a queda será brutal para alguns, seja qual for a moeda investida.