O Irã anunciou que está proibido a atividade de mineração de Bitcoin temporariamente até o mês de setembro. De acordo com o presidente Hassan Rouhani, as medidas entram em vigor imediatamente.
Afetado por sanções dos Estados Unidos, o Irã usa criptomoedas para negociar com outros países. Isso porque, como o Bitcoin tem rede descentralizada, sem governos proibindo suas transações, o país utiliza a moeda para escapar da dura realidade imposta pelos embargos econômicos.
Apesar disso, o Irã sofre com problemas de apagões elétricos, devido ao alto consumo energético pela população. Ou seja, a mineração de Bitcoin poderia estar atrapalhando o bom funcionamento da rede.
Segundo informações publicadas pela Reuters, outro problema detectado pelo Irã é a falta de licenças na indústria. Como 85% das fazendas de Bitcoin não pediram às autoridades locais os seus registros, a situação seria ainda pior.
Com eleições presidenciais marcadas para o próximo mês, havia uma pressão enorme da sociedade iraniana para controlar os apagões. Além de atribuir o problema à mineração de Bitcoin, o governo ainda culpou a seca e o aumento da demanda pela população durante o verão.
País havia atraído mineradores da China, que terão agora que migrar novamente
Com a moeda digital sendo uma das maneiras de escapar das sanções impostas pelos Estados Unidos, o Irã diminuiu o custo da energia para mineradores que quisessem ir para o país.
Como a China reprime a mineração nos últimos anos, alguns chegaram a se mudar para o Irã, com incentivos do governo. Neste mês, a China voltou a reforçar medidas contra essa atividade, deixando claro que até punições serão aplicadas em quem descumprir medidas.
No entanto, quem havia migrado da China para o Irã deverá decidir: aguardar até o dia 22 de setembro para voltar a ligar suas máquinas ou migrar de país.
Com acusações graves contra o possível impacto ambiental da mineração, empresas dos Estados Unidos até criaram um Conselho nos últimos dias.
De qualquer forma, 4,5% dos Bitcoins são minerados no Irã, o que causa novas preocupações ao mercado. No início da manhã, o preço do Bitcoin chegou a subir novamente dos 40 mil dólares, mas despenca novamente após a novidade.