O Grupo de Investigação Científica Criminal da Venezuela apreendeu dois suspeitos de fraudar mais de 36 pessoas na plataforma LocalBitcoins, roubando aproximadamente US $ 130 mil de várias vítimas (cerca de R$ 679 mil).
De acordo com o site CriptoNotícias, os suspeitos foram identificados como Alan Renier Amora Blanco, de 30 anos, e Guillermo Alberto Bello Mendoza, de 28 anos. Ambos foram presos no setor de El Paso, no município de Guaicaipuro no estado de Mirando.
De acordo com as informações da polícia, a dupla realizou os golpes através de transações falsas realizadas pela LocalBitcoins.
“A dupla realizou transações com cerca de 36 pessoas com o intuito da compra desta moeda virtual na página da LocalBitcoins. Os golpistas diziam às vítimas que eles tinham que realizar o pagamento antecipadamente de uma conta legal para uma conta pessoal. Com isso eles apreendendo o dinheiro de suas vítimas e depois cortando a comunicação com elas.”
A polícia explicou que durante as apreensões, foram apreendidos também diferentes equipamentos que podem ser usados como evidência. A polícia afirmou que foram apreendidos um computador, um roteador, dois telefones celulares e quatro mineradoras de criptomoedas.
Ainda de acordo com o site, a polícia não informou há quanto tempo os criminosos estavam aplicando golpes, mas eles conseguiram um total de US$ 136 mil dólares, que na taxa de câmbio atual está próximo de 422 bilhões de bolívares.
A notícia da prisão também foi divulgada nas redes sociais do Comissário de Polícia Local, com muitas pessoas respondendo que também foram enganados pelos golpistas da mesma forma, mas com a compra de Petros (PTR), a criptomoeda estatal da Venezuela que acabou não indo tão bem quanto o esperado pelo governo.
Ou seja, o dano causado para as vítimas pode ser muito maior.
Esses são alguns dos golpes mais comuns do criptomercado, em plataformas intermediárias ou não. Por isso é preciso tomar muito cuidado com como você compra as suas criptomoedas e com quem, sempre confie em locais confiáveis, principalmente dentro do mercado P2P.