A tecnologia blockchain poderá ser utilizada no processo de transformação digital do Brasil, no que depender do Ministro de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes. Para ele, o país deve ampliar sua segurança cibernética e transformação digital nos próximos anos, com quatro tecnologias como pilares do movimento.
A fala de Pontes aconteceu durante sua participação em um evento do Conselho Empresarial para o Entendimento Internacional (BCIU) na última terça-feira (6).
A organização sem fins lucrativos e apartidária, com sede nos Estados Unidos, costuma realizar eventos com empresas e políticos pelo mundo, fomentando diálogos para ajudar o desenvolvimento de relações entre eles. No evento, Pontes destacou uma parceria com a IBM, que abriu vagas de cursos no Brasil para ensino em tecnologia no mês de abril.
Marcos Pontes quer ampliar pesquisas em Blockchain para transformação digital brasileira
Empresas estrangeiras, interessadas em conhecer o processo de transformação digital no Brasil, puderam acompanhar na última terça a fala do Ministro Marcos Pontes em um evento ao vivo.
A mesa redonda contou ainda com as participações da vice-presidente sênior do BCIU, Nina Kundra, e Ryan Johnson, líder de Acesso ao Mercado Global e Assuntos Governamentais para a América Latina da empresa Viasat.
Para melhorar o processo de transformação digital e segurança cibernética brasileira, o ministro abordou as prioridades do governo para melhorar estes pontos.
Conforme fala de Pontes, são quatro pontos de estratégia para melhorar a transformação digital no Brasil, sendo estes infraestrutura, pesquisa, recursos humanos e regulação.
O ministro ainda destacou que o governo federal já tem ações em cada um destes pontos, sendo algumas o uso do satélite SGDC, programas Norte e Nordeste Conectados, Plano Nacional de Internet das Coisas, desenvolvimento de uma inteligência artificial, pesquisas em blockchain, computação quântica e nuvem.
Segundo Pontes, o processo de transformação digital está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, impulsionado no último ano. Em sua visão, o trabalho do governo nessa área impacta diretamente pessoas e empresas no Brasil.
“A transformação digital está cada vez mais no dia a dia das pessoas e o trabalho nessa área é importante para todas as áreas dos setores público e privado.”
Uma das ações destacada pelo Ministro Marcos Pontes aos empresários presentes na reunião do BCIU é justamente a parceria do governo com a IBM, que foi apresentada nos últimos meses e deverá capacitar mais pessoas para trabalhar com tecnologia no Brasil.
““Precisamos aumentar a quantidade de técnicos e engenheiros qualificados no Brasil”
O ministro ainda defende que o setor privado se aproxime do governo, para fomentar políticas de regulação que atendem ao mercado. No final, Marcos Pontes falou sobre a importância de sua área, a espacial, que está sendo amplamente utilizada para levar conectividade aos brasileiros.