Marinha brasileira faz curso sobre blockchain em treinamento de segurança

Treinamento contou com presença e participação de vice-almirantes da carreira militar.

A marinha brasileira passou por um treinamento na última semana sobre segurança da informação e teve a tecnologia blockchain na grade de ensino.

Vale notar que essa não é a primeira vez que a Marinha do Brasil cita a tecnologia das criptomoedas em um curso. Isso porque, em agosto de 2020, um evento de capacitação promovido pelo Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) já havia citado o Bitcoin como investimento para os interessados.

A tecnologia blockchain tem chamado atenção das autoridades brasileiras, principalmente após 2020, quando essa foi regulamentada como estratégia do Governo Digital.

Marinha brasileira faz um curso sobre a tecnologia blockchain

No último dia 6 de julho, a Marinha do Brasil promoveu um curso através do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). Esse centro de capacitação “tem o propósito de capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha.

Para isso, Cursos de Formação para Oficiais da ativa e da reserva, além de Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento, considerados de pós-graduação, são oferecidos para oficiais.

Na última semana, ofereceu então um simpósio de conclusão para o Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e das Comunicações. O tema deste evento foi “um olhar sobre a segurança da navegação e sua inserção no ambiente ciber-eletrônico“.

O debate acadêmico-científico, de acordo com a CIAW, contou com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, e do Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda.

“Com o objetivo de criar um ambiente propício para a troca de ideias no que se refere ao futuro do ambiente marítimo diante dos avanços tecnológicos, o evento, que apresentou os cinco melhores trabalhos do C-ApA-SIC, explorando assuntos como E-navigation, Blockchain em Sistemas de Monitoramento e Ataques Cibernéticos em Sistemas de Navegação”

Curso sobre Segurança Marinha do Brasil e Blockchain
Curso sobre Segurança da Navegação na Marinha do Brasil/Divulgação

Curso contou com profissionais qualificados da Marinha

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e das Comunicações encerrado na última semana contou com 700 horas de capacitação aos militares. Conduzindo as atividades, cinco professores Doutores, pertencentes ao CIAW, CASNAV e PUC-RJ conduziram as atividades.

Além disso, dois Oficiais Instrutores do próprio CIAW ajudaram, com apoio institucional da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Escola Naval e do Centro Integrado de Segurança Marítima.

Com duas menções a tecnologia das criptomoedas em menos de um ano, a Marinha do Brasil mostra que está aprofundando os conhecimentos em blockchain.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias