O Banco Central do Brasil anunciou a segunda reunião pública para discussão do Real digital, o evento terá a presença de uma Diretora do Facebook da América Latina.
Este evento faz parte de uma agenda pública promovida pelo BCB, com uma série de sete webinars para tirar dúvidas da população em relação ao CBDC do Brasil, que criará uma versão digital do dinheiro nacional.
Além disso, o banco central espera levantar nesses encontros mais casos de uso para a CBDC, com a participação de empresas e pessoas ligadas a inovação no Brasil.
No primeiro encontro, o ‘potencial de uso do Real digital’ foi discutido com especialistas em tecnologia, no final de julho.
Nova reunião sobre o Real digital contará com presença de diretora do Facebook
O 2.º Webinário sobre o Real digital foi marcado pelo Banco Central do Brasil para o próximo dia 19 de agosto, às 12 horas. Como anunciado previamente pela autarquia federal brasileira, o tema será “Cidadania, segurança de dados, sigilo e rastreabilidade“.
De acordo com o BCB, o segundo encontro terá como foco do debate os direitos dos cidadãos. Segundo o banco central, “a garantia desses diretos é um ponto fundamental para preservar a confiança e permitir o bom funcionamento dos sistemas financeiros“.
Assim, entre os temas, serão discutidos sobre os limites do uso de dados dos cidadãos em uma eventual emissão do Real digital, que ainda está em estudo.
“De modo a, de um lado, garantir os direitos à privacidade e à segurança de dados pessoais e, de outro, fomentar inovações e permitir a aderência a normas de prevenção de ilícitos.”
O evento que será gratuito e aberto ao público, com transmissão no YouTube do BCB, será moderado pela Chefe de Gabinete do Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Juliana Mozachi Sandri.
Foram convidadas para o debate a professora da PUCSP, Dora Kaufman, a Diretora de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Silvia Amelia Fonseca de Oliveira e a Diretora de Políticas Públicas para a América Latina do Facebook, Yana Dumaresq Sobral.
Vale o destaque que o Facebook já tentou criar uma criptomoeda e ainda está com o projeto da Diem em estudos, com previsão de lançamento até o final de 2021. Não está claro se Yana levará essas informações para discussão no evento. Dumaresq deixou o cargo de secretária adjunta de Comércio Exterior no Ministério da Economia abril de 2021.
No próximo mês de setembro outros dois eventos estão marcados pelo BCB, com datas ainda a serem divulgadas pela autarquia.