O Axie Infinity continua chamando a atenção de muitos jogadores com a possibilidade de ganhar as moedas AXS e SLP durante o jogo. No entanto os ganhos podem não estar “livres do estado”, com autoridades financeiras das Filipinas dizendo que os jogadores devem pagar impostos dos seus ganhos.
De acordo com o site The Coin Republic o Departamento de Finanças das Filipinas deixou claro que pretende criar uma estrutura para fiscalizar os ganhos feitos através de jogos como o Axie Infinity e, principalmente, cobrar impostos desses ganhos.
A subsecretária de Finanças das Filipinas, Antonette Tionko, afirmou que todo ganho feito através de jogos Pay-To-Earn (jogos pagos com recompensas em dinheiro) devem ser taxados.
Tionko também ressaltou que nas Filipinas as criptomoedas são consideradas ativos e por isso estão dentro do sistema de taxação e os lucros estão sujeitos a impostos. Os jogos que geram lucros também já são taxados.
Moeda ou título mobiliário
Por enquanto, tudo não passa de uma “vontade” das autoridades, já que ainda é preciso que os legisladores determinem se os NFTs do Axie e seus tokens nativos SLP devem ser consideradas moedas ou títulos de valor mobiliário.
Para a subsecretária é o Banco Central e a SEC que vão decidir essa questão e que esses fatores vão ajudar a determinar as regulamentações para a taxação. “No entanto, eles são taxáveis e sujeitos a imposto de lucro, independente de como serão definidos.”
Esse tipo e ação era bem esperada por parte dos reguladores, afinal, a fiscalização e controle de impostos é sempre um assunto pertinente dentro do criptomercado.
Mas como é de se imaginar, esse é um procedimento complicado e que, por enquanto, não ameaça o ecossistema do Axie Infinity. Mas sempre há a possibilidade de outros países quererem seguir o exemplo e tentarem encontrar maneiras de taxar o jogo em diferentes regiões.
Além da situação dos jogadores, as autoridades não estão preocupadas apenas com os jogadores, mas também com a desenvolvedora por trás do Axie Infinity. Segundo Tionko a Sky Mavis, empresa vietnamita que desenvolve o jogo não é registrada no Escritório de Rendas Internas das Filipinas, mesmo recebendo dinheiro dentro do país.
Eles pretendem estabelecer um novo sistema de registro para não-residentes e corporações estrangeiras para exigir o registro da Sky Mavis no país.