“Adeus Bitcoin e Dólar?”, Robert Kiyosaki ironiza após chegada de nova moeda digital

Grande banco dos EUA criou seu próprio token para transações internacionais e levou famoso autor a divulgar um alerta irônico.

Robert Kiyosaki, o lendário defensor do bitcoin e do ouro, ironizou ambos aos ativos ao dar um “tchau tchau” para ambos os ativos em sua conta do X, antigo Twitter.

Isso porque, o autor do bestseller “Pai Rico, Pai Pobre” divulgou nesta terça-feira (26) que o Citibank criou sua própria criptomoeda.

Ou seja, com um grande banco dos EUA criando suas próprias criptomoedas, Robert declarou de brincadeira que chegou ao fim, tanto o Bitcoin quanto o Dólar.

Robert Kiyosaki brinca ao dar tchau para o Bitcoin e o Dólar

O bitcoin é uma moeda global que funciona pela internet, sem influência de governos e empresas, de forma descentralizada. Já o Dólar, por outro lado, é uma moeda fiduciária emitida pelo Banco Central dos EUA, que detém total controle sobre sua oferta e distribuição.

Alçada ao posto de moeda internacional de pagamentos há décadas, o Dólar tem passado por problemas nos últimos anos. Vários países já procuram formas alternativas de enviar e receber valores em suas transações comerciais internacionais.

Mas a criação de um token em blockchain, que pode ser o responsável por envio e recebimento de valores, foi o novo anúncio do banco Citigroup. De acordo com o banco criado em meados de 1812, sua tecnologia poderá facilitar transações internacionais.

Ao constatar a novidade, Robert Kiyosaki reagiu com ironia ao anúncio do banco, questionando seus seguidores se o Dólar e o Bitcoin chegaram ao fim. Vale lembrar que Robert é um fã do bitcoin e do ouro como reserva de valor e dinheiro não confiscável.

“Tchau, tchau Bitcoin e dólar americano? O Citibank anunciou hoje que está oferecendo tecnologia de blockchain bancária para transformar poupanças institucionais em tokens do Citibank que podem ser usados ​​para transações transfronteiriças instantâneas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tchau tchau BC e US$?”

O que é o projeto do Citibank?

Vários bancos pelo mundo e outras instituições financeiras já testam a criação de seus próprios tokens no mercado. No Brasil, por exemplo, o Nubank criou a Nucoin, e o Mercado Livre a Mercado Coin.

Apesar da fala de Kiyosaki, o token do Citigroup chegou ao mercado no dia 18 de setembro de 2023, apresentado como um projeto em fase de piloto.

De acordo com o comunicado a imprensa, o serviço utilizará blockchain, contrato inteligente e tokenização, para gerenciamento de caixa e financiamento comercial.

Shahmir Khaliq, chefe global de serviços do Citigroup, disse que “as tecnologias de ativos digitais têm o potencial de atualizar o sistema financeiro regulamentado, aplicando novas tecnologias a instrumentos legais existentes e estruturas regulatórias bem estabelecidas. O desenvolvimento do Citi Token Services faz parte de nossa jornada para fornecer serviços bancários de transações em tempo real, sempre ativos e de próxima geração para nossos clientes institucionais. Esse desenvolvimento acompanha o trabalho líder do setor na Rede de Responsabilidade Regulada para criar soluções interoperáveis de ativos digitais em uma base multibancária.

Não está claro ainda se o novo piloto do grande banco dos EUA chega com força ao ponto de rivalizar com o bitcoin ou o próprio Dólar. De qualquer forma, o projeto utilizará uma blockchain privada, da qual não foi revelada seu nome.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias