Alguém acaba de enviar R$ 569 mil para golpe de bitcoin

Estamos apenas há uma semana do Natal, e as promoções de fim de ano começaram. Aproveitando a onda, os golpistas começaram a promover falsos sorteios, tipo de golpe que promete dar bitcoin de graça para os usuários.

Michael Saylor, o CEO da MicroStrategy, maior baleia institucional de Bitcoin, é um nome muito conhecido no mercado de criptomoedas, por isso os golpistas usam seu nome para promover fraudes.

Em golpes de “bitcoin grátis”, os criminosos geralmente se fazem passar por uma figura conhecida e promovem campanhas enganosas que oferecem o dobro de todos os bitcoins enviados para eles.

Bitcoin em dobro

Nem é preciso dizer que quem envia bitcoins para o endereço dos golpistas não recebe o dobro, muito pelo contrário, perde todo valor enviado. E uma vítima em particular chamou a atenção quando enviou dois bitcoins no valor de quase US $ 100.000 para o endereço associado ao golpe.

O golpe está sendo perpetrado por meio do Youtube. A vítima desavisada encontra um link no vídeo ou no Twitter dizendo “Michael Saylor: É hora de apostar tudo! Bitcoin vai atingir $ 120K!”.

Golpe bitcoin
Golpe bitcoin

Golpe

Ao clicar no link, as vítimas são redirecionadas para um canal do youtube com o nome “MicrostrategyUS” que tem apenas um vídeo mostrando Saylor falando sobre Bitcoin.

Embora Michael ainda não tenha comentado sobre o assunto, curiosamente, o “evento” do golpe começou a circular minutos depois que Saylor anunciou que iria discutir sobre bitcoin em um evento na quinta-feira, dando aos golpistas um véu para aplicar o golpe.

O vídeo teve mais de 2,5 milhões de visualizações desde que o canal foi registrado em 2006 – sim, você leu certo – 3 anos antes da invenção do Bitcoin. E é aqui que está a chave, os golpistas roubam canais antigos e começam a aplicar o golpe, redirecionando usuários para outro pseudo site que fala de um evento que vai premiar os participantes com criptomoedas.

Para participar do tal do evento, os usuários são instruídos a enviar entre 0,1 a 30 bitcoins, ou 0,5 a 500 Ethereum para os endereços fornecidos e os golpistas se comprometem a enviar o dobro do valor enviado. O site ainda exibe dados de transações “ao vivo” para ganhar mais confiança das vítimas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias