Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração de bitcoin

Este é mais um passo da China que a todo custo tenta expulsar o Bitcoin de seu país. A mineração vem sendo seu principal foco devido a uma crise energética que o país está enfrentando.

Siga no
Alibaba Bitcoin
Alibaba Bitcoin

A proibição do Bitcoin na China começa a afetar outros setores da indústria. Desta vez a gigante Alibaba, 9ª maior empresa do mundo por valor de mercado, anunciou que proibirá a venda de equipamentos de mineração na sua plataforma a partir de 8 de outubro.

Segundo nota da empresa, a mudança em seus termos ocorre devido à “Prevenção de Riscos do Bitcoin” ordenado pelo Banco Popular da China (PBOC) e outros órgãos estatais.

Este é mais um passo da China que a todo custo tenta expulsar o Bitcoin de seu país. A mineração vem sendo seu principal foco devido a uma crise energética que o país está enfrentando.

Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração

Embora a atividade de mineração tenha sido banida na China em maio deste ano, a compra e venda de tais equipamentos ainda estão disponíveis em sites como o Alibaba.

Além de ASICs para minerar Bitcoin, também é possível encontrar rigs para minerar Ethereum (ETH) e outras altcoins. Porém, devido a intensificação das ações do governo chinês, este mercado acabará no dia 8 de outubro.

Seção de equipamentos de mineração. Fonte: Alibaba

O Alibaba não se limitou a parar com a venda de hardware, a empresa também proibirá a venda de qualquer produto relacionado a mineração. Isso envolve a venda de softwares, tutoriais e outros produtos.

A empresa também menciona os “Riscos Financeiros das ICOs”, embora não fique claro a sua ligação já que tanto documentos como whitepapers e arrecadações são geralmente publicados e realizados nos próprios sites destas empresas. Você pode ler o comunicado completo no anúncio oficial do Alibaba.

Mineração de altcoins

Embora seja fácil retirar as ASICs dos anúncios, a proibição de placas de vídeo (GPUs), que são usadas para minerar outras moedas como Ethereum, são uma tarefa difícil já que estes hardwares têm outros propósitos, como renderização de imagens e também jogos.

Outros componentes, como risers, também ficam sobre uma linha tênue. Embora sejam usados principalmente por mineradores, eles ainda podem ser usados por quem não exerce a atividade.

A pressão da China em relação ao banimento do Bitcoin toma um tamanho gigante. Neste mesmo mês, quase dez agências do governo uniram forças para fechar o cerco a mineradores ilegais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias