Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração de bitcoin

Este é mais um passo da China que a todo custo tenta expulsar o Bitcoin de seu país. A mineração vem sendo seu principal foco devido a uma crise energética que o país está enfrentando.

Alibaba Bitcoin
Alibaba Bitcoin

A proibição do Bitcoin na China começa a afetar outros setores da indústria. Desta vez a gigante Alibaba, 9ª maior empresa do mundo por valor de mercado, anunciou que proibirá a venda de equipamentos de mineração na sua plataforma a partir de 8 de outubro.

Segundo nota da empresa, a mudança em seus termos ocorre devido à “Prevenção de Riscos do Bitcoin” ordenado pelo Banco Popular da China (PBOC) e outros órgãos estatais.

Este é mais um passo da China que a todo custo tenta expulsar o Bitcoin de seu país. A mineração vem sendo seu principal foco devido a uma crise energética que o país está enfrentando.

Alibaba proíbe venda de equipamentos de mineração

Embora a atividade de mineração tenha sido banida na China em maio deste ano, a compra e venda de tais equipamentos ainda estão disponíveis em sites como o Alibaba.

Além de ASICs para minerar Bitcoin, também é possível encontrar rigs para minerar Ethereum (ETH) e outras altcoins. Porém, devido a intensificação das ações do governo chinês, este mercado acabará no dia 8 de outubro.

Seção de equipamentos de mineração. Fonte: Alibaba

O Alibaba não se limitou a parar com a venda de hardware, a empresa também proibirá a venda de qualquer produto relacionado a mineração. Isso envolve a venda de softwares, tutoriais e outros produtos.

A empresa também menciona os “Riscos Financeiros das ICOs”, embora não fique claro a sua ligação já que tanto documentos como whitepapers e arrecadações são geralmente publicados e realizados nos próprios sites destas empresas. Você pode ler o comunicado completo no anúncio oficial do Alibaba.

Mineração de altcoins

Embora seja fácil retirar as ASICs dos anúncios, a proibição de placas de vídeo (GPUs), que são usadas para minerar outras moedas como Ethereum, são uma tarefa difícil já que estes hardwares têm outros propósitos, como renderização de imagens e também jogos.

Outros componentes, como risers, também ficam sobre uma linha tênue. Embora sejam usados principalmente por mineradores, eles ainda podem ser usados por quem não exerce a atividade.

A pressão da China em relação ao banimento do Bitcoin toma um tamanho gigante. Neste mesmo mês, quase dez agências do governo uniram forças para fechar o cerco a mineradores ilegais.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias