Alta do bitcoin acorda baleia adormecida há 11 anos

Enquanto em 2011 cada minerador recebia 50 BTC, hoje, após três halvings, tal recompensa é de apenas 6,25 BTC por bloco. Devido aos pontos citados, está cada vez mais difícil obter bitcoin por mineração.

Usuário de Bitcoin dormindo em frente ao computador com gráfico subindo.
Usuário de Bitcoin dormindo em frente ao computador com gráfico subindo.

A recente alta do Bitcoin fez com que um antigo minerador movesse 50 bitcoins, parados há mais de 11 anos, neste sábado (26). Embora o montante não valesse nem sequer 50 dólares na época, hoje seu dono já pode ser chamado de baleia. Afinal, estes 50 bitcoins estão valendo mais que 11 milhões de reais.

Segundo dados históricos, cada unidade de Bitcoin estava valendo 0,44 centavos de dólar na época em que estes 50 bitcoins foram minerados. Portanto, o minerador obteve um lucro de 107.940 vezes, provavelmente sendo o melhor investimento da última década.

Sobre a mineração de Bitcoin, o setor mudou muito de lá para cá. Além da profissionalização da área, hoje ocupada por empresas em vez de entusiastas, a recompensa por bloco também caiu drasticamente.

Minerador move 50 bitcoins após 11 anos

Até o momento, o minerador não tinha realizado nenhuma transação em sua carteira. A mesma continha 50 bitcoins recebidos por resolver o bloco de número 105.397 no dia 30 de janeiro de 2011.

Onze anos depois, a recente altade 17% do Bitcoin nesta semana parece ter acordado esta baleia. Em sua primeira e única transação, o minerador dividiu estes 50 BTC em 10 endereços, enviando 5 BTC para cada. Notavelmente, cinco destes cinquenta bitcoins já foram movidos novamente, podendo representar o motivo desta movimentação.

Baleia move fundos após 11 anos. Fonte: Blockchain

Em questão de gastos, tal minerador não deve ter gasto muita energia para minerar este bloco em 2011. Já seus lucros foram gigantes conforme hoje 50 BTC valem mais de 11 milhões de reais.

Setor da mineração mudou muito nestes 11 anos

Minerado apenas por entusiastas com seus próprios computadores em 2011, o Bitcoin mudou muito nestes onze anos. Além da migração de processadores para placas de vídeo e então para ASICs, hoje a indústria é majoritariamente composta por empresas, diversas delas listas em bolsas.

Outro ponto é a recompensa por bloco. Enquanto em 2011 cada minerador recebia 50 BTC, hoje, após três halvings, tal recompensa é de apenas 6,25 BTC por bloco. Devido aos pontos citados, está cada vez mais difícil obter bitcoin por mineração.

Por fim, embora diversas pessoas tenham minerado estes blocos com 50 BTC, muitas delas venderam suas moedas mais cedo por um preço menor. Contudo, esta história mostrou como a paciência pode ser uma das melhores estratégias sobre investimentos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias