O prestigioso Financial Times, um dos maiores jornais de finanças do mundo destacou a alta do Bitcoin em sua capa. O Jornal de 132 anos é uma das principais organizações de notícias do mundo, reconhecida internacionalmente por sua autoridade, integridade e precisão.
A manchete acontece no 12º aniversário do bloco de gênese da criptomoeda, que inclui a icônica notícia do jornal The Times sobre resgates bancários durante a crise financeira global no início de 2009.
O FT traz na manchete o seguinte título: “Bitcoin chega a US $ 34.000 em rali recorde”.
A alta histórica da moeda digital despertou a atenção de vários veículos de comunicação. Recentemente até mesmo uma manchete da Reuters sobre o recorde de preço do Bitcoin foi registrada na blockchain.
Outra da CNN publicada na semana passada tinha até mesmo um palavrão: “what the #)$*#@ está acontecendo com o Bitcoin?”.
A matéria da FT diz que a alta do Bitcoin tem alimentado temores sobre uma possível queda de até 80%, como aconteceu no final de 2017, quando o ativo alcançou US$ 20 mil e caiu para US$ 3 mil no ano seguinte.
“A alta alimentou preocupações de que o bitcoin deve repetir os eventos de três anos atrás, quando um mercado altista entrou em colapso dramático. Quando a criptomoeda bateu um recorde em novembro, o economista Nouriel Roubini a chamou de “puro ativo especulativo e bolha sem valor fundamental”.
O texto atribui a alta da moeda digital aos investidores institucionais e menciona a adoção por grandes empresas, como o Paypal, que deve permitir seus mais de 300 milhões de comerciantes aceitarem o ativo este ano.
“Os ganhos recentes ultrapassaram em muito as classes de ativos convencionais. O Bitcoin subiu 305 por cento no ano passado, em comparação com o aumento de 16 por cento no índice de ações S&P 500 de Wall Street e a alta de 25 por cento do ouro.”
“A recuperação do Bitcoin foi ajudada pelos sinais de que a criptomoeda está se tornando mais integrada ao sistema financeiro. Em outubro, o PayPal disse que os clientes norte-americanos teriam a opção de manter bitcoins em suas carteiras digitais.”
O FT atinge 16 milhões de leitores todos os meses, desde que foi fundado em 1888, o jornal passou a ser uma das principais fontes de informações financeiras para empresas e executivos, o FT se expandiu e hoje faz cobertura dos mercados mundiais e da política internacional. Em seu site o jornal diz que é lido por pessoas influentes.
“O FT é utilizado por executivos corporativos líderes e indivíduos de alto patrimônio líquido. Nosso público inclui as pessoas mais influentes nos negócios e na política e alguns dos consumidores mais ricos e exigentes do mundo.”
A publicação foi amplamente comentada nas redes sociais, com Pompliano dizendo que o Bitcoin estava na capa da FT para o mundo ver.
“Primeira página do Financial Times de amanhã. Bitcoin apareceu na frente e no centro para o mundo ver.”
Veja a capa completa abaixo:
A matéria na versão digital pode ser lida aqui:
https://www.ft.com/content/314f6c8a-ff7f-4a52-b5d1-98eb36a7bf40