ANAC inicia fase de teste de registro oficial via Blockchain

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou no dia 17 de junho de 2019 a fase de testes para implementação da inovadora tecnologia de registro de dados via Blockchain.

Uma das primeiras utilizações do registro de dados pelo sistema com tecnologia Blockchain poderá ser o Diário de Bordo Digital, que é regulamentado pela Resolução nº 457/2017, no qual consiste no registro primário de informações relativas a cada voo e ao estado da aeronave utilizada.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil, tanto em relação aos seus aspectos econômicos quanto à respeito da segurança técnica do setor. Logo, ao utilizar o sistema de Blockchain, o mesmo irá trazer vantagens como, a integridade e a perenidade dos dados.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Na RESOLUÇÃO Nº 511, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2019, Seção 1, página 65, consta o seguinte a respeito do uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

X – Blockchain: metodologia de registro de dados que tem como princípio um algoritmo de consenso distribuído, permitindo a validação descentralizada da informação, de maneira a garantir a imutabilidade das informações.” (NR)

Fase de testes

Quem quiser participar da fase de testes poderá se candidatar. Basta enviar e-mail para dbdigital@anac.gov.br.

Na lista dos colaboradores que podem fazer o teste, encontram-se: “desenvolvedores de sistemas de registro de voo e operadores de frotas de aeronaves que já utilizam sistemas de registro de voo, mas que atualmente mantém o Diário de Bordo em papel”.

Mais segurança para o registro oficial

Através do uso da Blockchain em registro oficial da Anac, pode-se ter mais segurança. Já que o mesmo é descrito como uma estrutura de dados que contém registros transacionais e, ao mesmo tempo, garante segurança, transparência e descentralização.

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain. Outras empresas reconhecidas como Renault, Santander, Microsoft, Carrefour também adotaram este sistema que mantém as informações mais seguras e descentralizadas.

Um blockchain é um livro distribuído que é completamente aberto para qualquer pessoa na rede. Uma vez que uma informação é armazenada em um blockchain, é extremamente difícil alterá-lo ou alterá-lo.

Leia mais: https://livecoins.com.br/banco-central-do-brasil-aposta-em-blockchain-para-criar-sistema-interbanco/

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Angelica Weise
Angelica Weise
Angélica Weise é jornalista formada pela Unisc, com mestrado pela UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos, e claro, sobre criptomoedas. E-mail: angelicaweise@hotmail.com Angélica Weise é jornalista e escritora. Nasceu em Agudo (RS), mora na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS), em 23 de abril de 1989. Formou-se em Jornalismo em 2012 na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS. Fez intercâmbio na Itália e uma especialização em Mídias na Educação na Fundação Universidade Federal, FURGH/RS; além de se preparar para seleção de mestrado em 2014. Começou a trajetória no jornalismo em 2013. Trabalha como jornalista freelancer independente e escreve para os diversos mídias, entre elas, internet (portais e sites) e revistas, sobre sustentabilidade, vida saudável, literatura., Bitcoin e blockchain. Em 2013 lançou o primeiro livro pela editora Multifoco: Jornalismo Literário: uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na Revista Realidade. O livro é fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e jornalistas.
Comprar agora

Últimas notícias