ANAC inicia fase de teste de registro oficial via Blockchain

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain.

-

Siga no
Anúncio

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou no dia 17 de junho de 2019 a fase de testes para implementação da inovadora tecnologia de registro de dados via Blockchain.

Uma das primeiras utilizações do registro de dados pelo sistema com tecnologia Blockchain poderá ser o Diário de Bordo Digital, que é regulamentado pela Resolução nº 457/2017, no qual consiste no registro primário de informações relativas a cada voo e ao estado da aeronave utilizada.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil, tanto em relação aos seus aspectos econômicos quanto à respeito da segurança técnica do setor. Logo, ao utilizar o sistema de Blockchain, o mesmo irá trazer vantagens como, a integridade e a perenidade dos dados.

Anúncio

Na RESOLUÇÃO Nº 511, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2019, Seção 1, página 65, consta o seguinte a respeito do uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

X – Blockchain: metodologia de registro de dados que tem como princípio um algoritmo de consenso distribuído, permitindo a validação descentralizada da informação, de maneira a garantir a imutabilidade das informações.” (NR)

Fase de testes

Quem quiser participar da fase de testes poderá se candidatar. Basta enviar e-mail para [email protected].

Na lista dos colaboradores que podem fazer o teste, encontram-se: “desenvolvedores de sistemas de registro de voo e operadores de frotas de aeronaves que já utilizam sistemas de registro de voo, mas que atualmente mantém o Diário de Bordo em papel”.

Mais segurança para o registro oficial

Através do uso da Blockchain em registro oficial da Anac, pode-se ter mais segurança. Já que o mesmo é descrito como uma estrutura de dados que contém registros transacionais e, ao mesmo tempo, garante segurança, transparência e descentralização.

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain. Outras empresas reconhecidas como Renault, Santander, Microsoft, Carrefour também adotaram este sistema que mantém as informações mais seguras e descentralizadas.

Um blockchain é um livro distribuído que é completamente aberto para qualquer pessoa na rede. Uma vez que uma informação é armazenada em um blockchain, é extremamente difícil alterá-lo ou alterá-lo.

Leia mais: https://livecoins.com.br/banco-central-do-brasil-aposta-em-blockchain-para-criar-sistema-interbanco/

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
Angelica Weise
Angélica Weise é jornalista formada pela Unisc, com mestrado pela UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos, e claro, sobre criptomoedas. E-mail: [email protected] Angélica Weise é jornalista e escritora. Nasceu em Agudo (RS), mora na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS), em 23 de abril de 1989. Formou-se em Jornalismo em 2012 na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS. Fez intercâmbio na Itália e uma especialização em Mídias na Educação na Fundação Universidade Federal, FURGH/RS; além de se preparar para seleção de mestrado em 2014. Começou a trajetória no jornalismo em 2013. Trabalha como jornalista freelancer independente e escreve para os diversos mídias, entre elas, internet (portais e sites) e revistas, sobre sustentabilidade, vida saudável, literatura., Bitcoin e blockchain. Em 2013 lançou o primeiro livro pela editora Multifoco: Jornalismo Literário: uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na Revista Realidade. O livro é fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e jornalistas.
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...
Chimarrão, cultura do Rio Grande do Sul RS

Rio Grande do Sul lança edital para estimular a economia

O PIB do Rio Grande do Sul é um dos maiores do Brasil e o estado acaba de lançar um edital para startups, que...
Logo do LinkedIn (blockchain e Bitcoin)

LinkedIn elege Blockchain a habilidade profissional mais requisitada em 2020

O ano de 2020 reserva desafios para os profissionais de vários setores, principalmente aqueles que buscam recolocação. Dessa forma, o LinkedIn fez um estudo...

Últimas notícias

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...