ANAC inicia fase de teste de registro oficial via Blockchain

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain.

Siga no

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou no dia 17 de junho de 2019 a fase de testes para implementação da inovadora tecnologia de registro de dados via Blockchain.

Uma das primeiras utilizações do registro de dados pelo sistema com tecnologia Blockchain poderá ser o Diário de Bordo Digital, que é regulamentado pela Resolução nº 457/2017, no qual consiste no registro primário de informações relativas a cada voo e ao estado da aeronave utilizada.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil, tanto em relação aos seus aspectos econômicos quanto à respeito da segurança técnica do setor. Logo, ao utilizar o sistema de Blockchain, o mesmo irá trazer vantagens como, a integridade e a perenidade dos dados.

Na RESOLUÇÃO Nº 511, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2019, Seção 1, página 65, consta o seguinte a respeito do uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

X – Blockchain: metodologia de registro de dados que tem como princípio um algoritmo de consenso distribuído, permitindo a validação descentralizada da informação, de maneira a garantir a imutabilidade das informações.” (NR)

Fase de testes

Quem quiser participar da fase de testes poderá se candidatar. Basta enviar e-mail para dbdigital@anac.gov.br.

Na lista dos colaboradores que podem fazer o teste, encontram-se: “desenvolvedores de sistemas de registro de voo e operadores de frotas de aeronaves que já utilizam sistemas de registro de voo, mas que atualmente mantém o Diário de Bordo em papel”.

Mais segurança para o registro oficial

Através do uso da Blockchain em registro oficial da Anac, pode-se ter mais segurança. Já que o mesmo é descrito como uma estrutura de dados que contém registros transacionais e, ao mesmo tempo, garante segurança, transparência e descentralização.

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain. Outras empresas reconhecidas como Renault, Santander, Microsoft, Carrefour também adotaram este sistema que mantém as informações mais seguras e descentralizadas.

Um blockchain é um livro distribuído que é completamente aberto para qualquer pessoa na rede. Uma vez que uma informação é armazenada em um blockchain, é extremamente difícil alterá-lo ou alterá-lo.

Leia mais: https://livecoins.com.br/banco-central-do-brasil-aposta-em-blockchain-para-criar-sistema-interbanco/

Leia mais sobre:
Avatar
Angelica Weise
Angélica Weise é jornalista formada pela Unisc, com mestrado pela UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos, e claro, sobre criptomoedas. E-mail: angelicaweise@hotmail.com Angélica Weise é jornalista e escritora. Nasceu em Agudo (RS), mora na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS), em 23 de abril de 1989. Formou-se em Jornalismo em 2012 na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS. Fez intercâmbio na Itália e uma especialização em Mídias na Educação na Fundação Universidade Federal, FURGH/RS; além de se preparar para seleção de mestrado em 2014. Começou a trajetória no jornalismo em 2013. Trabalha como jornalista freelancer independente e escreve para os diversos mídias, entre elas, internet (portais e sites) e revistas, sobre sustentabilidade, vida saudável, literatura., Bitcoin e blockchain. Em 2013 lançou o primeiro livro pela editora Multifoco: Jornalismo Literário: uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na Revista Realidade. O livro é fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e jornalistas.

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...