Início Bitcoin Ex-ancião em igreja e líder da GenBit ostenta em aeronave adquirida com...

Ex-ancião em igreja e líder da GenBit ostenta em aeronave adquirida com recursos de investidores

Genbit é suspeita de ser pirâmide financeira com criptomoedas. Conquista deve ser creditada a Deus, fala líder religioso

Elifelete Marcondes da Silva, ancião da Congregação Cristã no Brasil no Paraná, e “embaixador internacional” da GenBit, antiga Zero 10 Club. Reprodução/Facebook

“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, diz um trecho da Bíblia. Se a afirmação é verdadeira ou não, fica a critério de cada um decidir.

- Anúncio -

No Paraná, no entanto, alguns líderes religiosos – que deveriam seguir à risca o que diz o livro usado em suas pregações – aparantemente já escolheram a quem servir.

Um deles foi Elifelete Marcondes da Silva, que além de ex-ancião da Congregação Cristã no Brasil no Paraná, também era “embaixador internacional” da GenBit, antiga Zero10 Club. Ancião é a forma como a Congreção identifica um líder religioso.

Após publicação da matéria recebemos a seguinte nota:
A Congregação Cristã no Brasil destituiu de todos os cargos e ministérios na igreja os envolvidos em esquemas de pirâmides. Desde outubro de 2019, o Elifelete não é mais ancião na Congregação Cristã. 
Devido a esses fatos, a igreja faz a leitura diária em todos os cultos de todo o Brasil e do mundo orientando os participantes do culto a não entrar em nenhum esquema de pirâmides ou dinheiro fácil. 
Por isso, Elifelete e qualquer um que fez parte da Genbit ou Zero10 já não têm cargo ou participa do ministério na Congregação Cristã no Brasil. Por favor atualizar essa informação na matéria, já que o nome da congregação foi envolvido.

“Estamos aqui sentindo o cheirinho”, diz ex-ancião sobre aeronave

Em vídeos enviados por investidores à reportagem do Livecoins, o pastor, que é conhecido em Curitiba (PR) e na região norte do estado, “esbanja” dentro de uma aeronave. “Estamos aqui sentindo o cheirinho e depois eu vou dar uma volta (…)”, diz.

Em outro trecho, ele fala que qualquer um pode ter uma aeronave e que o conforto proporcionado “é possível para todo mundo”. Diz ainda que a aeronave “não é para se exibir, e nem exagero; é necessidade do nosso dia a dia e trabalho”.

Não fica claro se a aeronave é dele ou pertence à GenBit. A reportagem não conseguiu localizar Marcondes por meio dos telefones de suas empresas para comentar. O espaço fica aberto para posicionamentos futuros.

Já a GenBit não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Veja o vídeo do líder da GenBit dentro de uma aeronave:

Conquista deve ser creditada a Deus, fala líder religioso

Em outro trecho do vídeo, Marcondes diz que nunca sonhou em ter uma aeronave à disposição, mas que a “conquista” deve ser creditada a Deus e ao trabalho.

“Deus é maravilhoso, nosso trabalho é incrível e a empresa que trabalhamos (GenBit) proporciona isso, cada dia mais”, fala. Também diz que o conglomerado tem uma proposta magnífica e inovadora, que vem transformando a vida das pessoas no Brasil e em todos os lugares do mundo.

A transformação proporcionada nas vidas das pessoas, como já é conhecido, não foi nada positiva. Centenas de investidores venderam casas, fizeram empréstimos e até usaram dinheiro da rescisão trabalhista para depositar na empresa. Desde setembro, no entanto, ninguém recebe.

O estrago foi tão grande que, no final do ano passado, o Ministério Público de São Paulo moveu uma ação civil pública contra a GenBit e outras empresas do Grupo Tree Part. O órgão pediu bloqueio de R$ 1 bilhão, além do fechamento do conglomerado.

Quem é Elifelete Marcondes da Silva?

O pastor Elifelete Marcondes é proprietário do Portal Só Irmão, um espaço que servia para reunir anúncios de membros da Congregação Cristã do Brasil. Aparentemente o site não funciona mais.

O ex-ancião é conhecido em Curitiba e na região do município de Maringá, no norte do Paraná. Além do lado religioso, ele também virou “embaixador internacional” da GenBit.

Como a reportagem não conseguiu falar com ele, não se sabe a data de sua “filiação na empresa”. Em sua página no Facebook, no entanto, há uma foto dele ao lado presidente da GenBit, Nivaldo Gonzaga, e outros membros do conglomerado. A data é 25 de abril de 2018.

“Macho Cristão” faz vídeo sobre atuação de líder religioso

Em um vídeo disponibilizado no YouTube, um usuário chamado Macho Cirstão fala sobre como a propaganda feita por Marcondes influenciou os fiéis, que investiram na empresa e perderam tudo. “Um monte de gente está passando necessidade porque vendeu casa, carro e tudo para investir”, diz.

Nos comentários, alguns religiosos também relatam histórias nos comentários. “Tem muitos irmãos que perderam um monte de dinheiro nisso aff (sic). Tem alguém que foi até ameaçado… mas acho que o erro está em todos envolvidos, entraram sabendo que tinha RISCO. Bem feito..”, diz um deles.