Durante o evento BTC Prague, o brasileiro Fernando Motolese, idealizador do experimento Bitcoin Beach Brazil, teve a oportunidade de testar o anel bitcoin, um gadget que utiliza uma tecnologia nova para pagamentos instantâneos com bitcoin.
O evento, que ocorre na capital da República Tcheca, em Praga, tem promovido diversos debates desde a última terça-feira (13). Novidades com o uso do bitcoin passarão pelos palcos do evento até esta quinta-feira (15).
Ao realizar testes com a nova tecnologia do Anel Bitcoin, o brasileiro realizou um pagamento instantâneo de 0,01 euro, ou seja, R$ 0,05. Ele agradeceu pela oportunidade de testar o produto, ainda em fase de lançamento.
O novo anel prova que a tecnologia bitcoin tem evoluído com o tempo e segue se firmando como o “Pix” mundial.
Farewell @BTCPrague! Big thanks to @owletek & @Matyas44Cook for the opportunity to unveil the #BoltRing at the ultimate #Bitcoin conference. Nods to all the incredible people we met:@AnitaPosch @BTCsessions @DarioUTXO @JoeMartinDE @JoeNakamoto @MartinBetz21 @MichaelAntonF… pic.twitter.com/vUm7FY5jVY
— Bitcoin Ring (@bitcoin_ring) June 13, 2023
Pagamentos sem contato por NFC com bitcoin ganham escala com tecnologia Lightning Network
A Lightning Network é baseada em contratos inteligentes e opera fora da blockchain principal da Bitcoin. Ela permite que as transações ocorram instantaneamente através de canais de pagamento privados.
Em comparação com o Pix, a Lightning Network é mais rápida, pois permite que as transações ocorram instantaneamente através de canais de pagamento privados.
Já o Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que permite transferências de dinheiro em tempo real entre contas bancárias. No entanto, as transações Pix ainda dependem de infraestrutura bancária e podem levar até 10 segundos para serem concluídas.
Ao Livecoins, Fernando disse que ganhou um Bitcoin Ring na feira que visitou e que já está contente por testar a nova opção de vestuário para pagamentos.
“Os caras me deram o bitcoin ring lá na feira, foi muito legal. É muito interessante poder portar esse anel, porque estamos vivenciando o nascimento tendência de usar o bitcoin como dinheiro e pra gente é muito importante poder vestir o bitcoin, poder usar o bitcoin no dia a dia, sem necessidade de portar um cartão ou celular, mas sim um dispositivo que é um acessório, um artigo de luxo. Um anel lindo que para mim é uma das formas mais sofisticadas de fazer pagamentos pela Lightning, usando o lnurl e o chip ntag424 dna, impossível de ser clonado.”
Anel ainda passa por testes
Com a chegada do Anel Bitcoin, por exemplo, fica claro que a comunidade bitcoin mundial segue investindo em tornar a moeda cada vez mais acessível. De acordo com a página do produto, que ainda passa por testes, basta conectar uma carteira.
“O anel deve ser pareado com um serviço bolt. Uma vez configurado, ele gera links LNURL LUD-17 exclusivos e criptografados com proteção de replay. Comerciantes com suporte NFC em seus pontos de venda podem ler o anel e fazer uma retirada limitada de uma vez de sua carteira Lightning conectada.”
Em sua fase inicial, o serviço BoltRing já passou por testes de compatibilidade com maquininhas POS das marcas Breeze POS, BTCPay PoS e LNBITS TPoS. Em todos os testes, os pagamentos ocorreram em segundos e sem problemas.
De qualquer forma, o produto se apresenta como o primeiro anel de pagamento NFC sem contato Bitcoin Lightning.
É importante lembrar que a configuração da Lightning Network em cartões e itens de vestuário para pagamentos por aproximação ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e não está amplamente disponível em todos os lugares.
A adoção da tecnologia depende da disponibilidade de dispositivos de pagamento compatíveis e da integração com sistemas de pagamento existentes.
Thanks for making this work @elenpay_tech @BtcPrague #BoltRing pic.twitter.com/kNxQRoIUR0
— Bitcoin Ring (@bitcoin_ring) June 10, 2023