Apoiador de Trump, pré-candidato ao Senado dos EUA defende o Bitcoin: “inflação é roubo”

Ex-presidente dos Estados Unidos havia criticado moeda digital no início da semana.

Siga no

Um republicano pré-candidato ao Senado dos Estados Unidos chamou atenção na última quinta-feira (10) ao defender o Bitcoin publicamente. Conhecido por ser um grande apoiador do ex-presidente Donald Trump, Josh Mandel agora saiu em defesa da criptomoeda.

O caso chama atenção, visto que no início da semana Trump havia atacado ferozmente o Bitcoin. Na opinião do ex-presidente, que comandou a Casa Branca por apenas um mandato, o Bitcoin é uma fraude no mercado.

Donald Trump ainda disse não gostar do Bitcoin por ela ser um concorrente direto do dólar. Como ele tem a visão de que apenas a moeda fiduciária emitida pelo FED é boa para o mundo, voltou a tecer críticas públicas contra a maior criptomoeda.

A decisão de Trump seguir atacando o Bitcoin, contudo, acabou sendo um motivo para que um de seus apoiadores no estado de Ohio se manifestassem contra o ex-presidente.

Para Josh Mandel, que constrói uma candidatura pelo partido Republicano ao Senado, defendendo ideais de liberdade, o Bitcoin não é o que Trump disse. Segundo uma publicação de Josh em seu Twitter, a inflação é um roubo contra as pessoas, deixando a entender que o Bitcoin é o remédio contra a inflação.

“A inflação é um roubo. #bitcoin”

Pré-candidato ao Senado chegou a queimar publicamente uma máscara nos últimos dias, levando alguns empresários a retirar o apoio de sua candidatura. Apesar das polêmicas envolvendo o jovem candidato, que participou em duas incursões militares na guerra do Iraque, ele se posicionou publicamente a favor do Bitcoin.

Bitcoin tem inflação, mas é controlada

Em moedas emitidas por Bancos Centrais, chamadas de fiduciárias, a inflação é uma medida que busca ser controlada por políticas monetárias. Contudo, nas últimas grandes crises, essas autoridades acabaram ligando as impressoras, colocando mais dinheiro no mercado e pressionando a inflação no mundo todo.

Por inflação, entende-se que um bem ou serviço torna-se mais caro em relação à moeda nacional, podendo ocasionar a perda no poder de compra da população quando descontrolada. O IBGE no Brasil é um dos responsáveis por medir o aumento de preços em produtos e serviços, popularmente conhecido como IPCA.

Já o Banco Central do Brasil analisa o comportamento da inflação para então conduzir suas políticas. Vale o destaque que nos últimos 12 meses a inflação oficial já é de 8,06%, com a meta do governo sendo de apenas 3,75%.

Inflação no Brasil registra recorde de 8,06% nos últimos 12 meses
Inflação no Brasil registra recorde de 8,06% nos últimos 12 meses em 11 de junho de 2021/Reprodução

Ainda considerando o cenário brasileiro, o reajuste do salário no início de 2021 foi de 5,26%, mas a inflação oficial de 5,45%. Ou seja, um brasileiro que trabalha com a referência no salário mínimo entrou neste ano perdendo 0,2% no poder de compra, considerando, é claro, apenas a inflação oficial do governo.

Ao estudar sobre o Bitcoin, muitos se questionam sobre como funciona o mecanismo de inflação da moeda digital. Sim, o Bitcoin também tem uma inflação, mas ela já é previamente conhecida por todos do mercado.

Com a emissão de 900 Bitcoins ao dia, a inflação do Bitcoin é de 1,77% ao ano. No ano de 2024, a quantidade de moedas criadas cairá pela metade, com o processo chamado de halving, tornando a inflação anual do Bitcoin em 0,84%.

Ou seja, apesar de existir inflação no Bitcoin, ela diminui com o tempo, tornando a moeda digital bem mais previsível que as divisas fiduciárias. Este inclusive, foi um dos motivos que levou El Salvador a aceitar o Bitcoin como moeda de curso legal no país e até um apoiador de Trump a defender a moeda digital.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias