Após o Nubank criar seu programa de fidelidade chamado Nucoin, em parceria com a Polygon, chegou a vez da empresa aérea Lufthansa pousar no mercado de criptomoedas.
Este cenário tornou-se realidade graças à Uptrip, uma colaboração entre o Lufthansa Innovation Hub e a Miles & More.
Desde o dia 31 de agosto de 2023, os passageiros da Lufthansa Group Airlines podem digitalizar seu cartão de embarque no aplicativo e trocá-lo por cartões colecionáveis NFT.
Os cartões colecionáveis complementam os serviços Miles & More existentes e podem ser combinados em diferentes coleções.
Quem possuir coleções completas podem trocar seus itens por prêmios como o acesso ao saguão do aeroporto, upgrades de voo ou por milhas aéreas. Assim, o aplicativo combina recompensas com testes de tecnologias inovadoras.
Nova aplicação da Lufthansa cria NFTs para passageiros em parceria com a Polygon
No centro da Uptrip está a integração das tecnologias Web3 no programa de fidelidade, enquanto os elementos de gamificação e entretenimento tornam a coleta de cartões uma experiência com recompensas.
Os clientes podem armazenar os NFTs em suas próprias carteiras de criptomoedas. Para gerar os NFTs, a Uptrip utilizará o protocolo blockchain Polygon (MATIC).
“O Web3 está em um estágio inicial de desenvolvimento. A curiosidade é alta. Mas também encontramos dúvidas e hesitações – e é aí que o Uptrip atinge o ponto nevrálgico. Tornamos possível que as pessoas acessem essa nova tecnologia“, disse Kristian Weymar, Diretor de Novos Centro de Inovação Empresarial da Lufthansa.
“Estamos muito satisfeitos em ver tanto interesse no Uptrip. Os elementos de gamificação apresentam aos participantes as tecnologias Web3, como NFTs, de uma forma divertida. Além disso, conseguimos transferir o entusiasmo por colecionar que as pessoas conhecem dos livretos de cartões colecionáveis para um espaço digital“, diz Christopher Siegloch, chefe de desenvolvimento de programas Miles & More. “Juntamente com nossos clientes, estamos testando e desenvolvendo outro recurso interessante no universo Miles & More“.
Mais de 200 mil NFTs produzidos desde o início
Desde o lançamento inicial, mais de 20.000 usuários se registraram e mais de 200.000 cartões colecionáveis foram emitidos. O aplicativo da uptrip já está disponível para download nas principais lojas, como da Google e Apple.
Para o ecossistema Polygon, ver um novo caso de uso de sua tecnologia é um movimento promissor, mostrando que grandes empresas como Nubank e Lufthansa já se atentaram para sua infraestrutura para lançar seus programas de recompensas.
Contudo, seu preço não reagiu à novidade e registra uma desvalorização de 3,5% nos últimos sete dias, caindo para US$ 0,54 por unidade, nesta segunda-feira (4).