App falso para rastreamento do coronavírus na verdade rouba Bitcoins

O ramsonware CovidLock muda a senha da tela inicial do celular onde é instalado e pede 100 dólares em Bitcoin para desbloquear.

Siga no

Na última semana o mundo todo entrou em pânico com a rápida propagação do coronavírus. E após a organização mundial de saúde (OMS) declarar estado global de pandemia da doença, a situação tornou-se ainda mais complicada.

Consequentemente, diversas ações de proteção e prevenção contra o vírus estão sendo colocadas em prática, incluindo criação de aplicativos para identificar seus sintomas.

Porém, enquanto há muitas pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar global, hackers estão aproveitado essa oportunidade para roubar ativos digitais, como o Bitcoin.

A ação acontece por meio de um falso aplicativo para Android, que supostamente oferece informações detalhadas sobre o nível de rastreamento da doença. No entanto, trata-se de um malware que pode bloquear totalmente a tela do celular das pessoas que o instalarem.

O ramsonware conhecido como CovidLock muda a senha da tela inicial do celular onde é instalado. Assim, para que o usuário tenha novamente o controle do aparelho, os hackers exigem uma quantia de 100 dólares em Bitcoin.

Desafios cada vez maiores em meio a doença

O rastreamento das autoridades com relação a esta movimentação foi capaz de identificar uma página chamada coronavirusapp[.]site. Por meio dela as primeiras ações relativas ao falso aplicativo foram identificadas.

O site afirma que seu aplicativo está certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , além de centros de controle e prevenção da doença. Há mais de 6 milhões de reviews sobre a página, com uma avaliação de 4.4.

Um dos maiores problemas com relação ao ramsonware de monitoramento da doença é o fato de que, assim que é instalado, ele pede autorização para diversos recursos do celular, incluindo a tela inicial. Isto faz com que haja mais facilidade para os hackers invadirem os aparelhos.

Conforme uma pesquisa realizada a partir do monitoramento deste esquema, a suspeita é de que este grupo está ligado a uma série de outras ações criminosas.

A boa notícia é que, aparentemente, este ramsonware não parece ter sido espalhado em grande essa. Consequentemente, a expectativa é de que o golpe não tenha feito tantas vítimas até o momento.

Para evitar este, e outros tipos de perigos relacionados à golpes desta natureza, a recomendação é de que as pessoas façam o download apenas de aplicativos disponíveis na play store.

Com cada vez mais casos de coronavírus sendo diagnosticados em todo o mundo, há um alerta para um possível aumento deste tipo de golpe. Assim, a cautela deve ser reforçada por todas as pessoas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
ViaTNW
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Bilionário Steven Cohen diz que se converteu “totalmente às criptomoedas”

Steven Cohen, chefe da Point72 Asset Management, bilionário estrategista e um dos traders mais bem-sucedidos da atual geração, disse em uma recente entrevista que...
Hacker com máscara do Anonymous apontando dedo

Anonymous: “Um mundo sem Elon Musk é possível”

Quem está acompanhando o criptomercado recentemente sabe que Elon Musk tem uma presença importante em diferentes mercados, mesmo sendo taxado de troll vez ou...

Goldman Sachs começa negociar contratos futuros de Bitcoin

A adoção do Bitcoin continua sendo um ponto importante para o ecossistema atualmente e para a movimentação de preço. Felizmente o ativo digital parece...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias