App falso para rastreamento do coronavírus na verdade rouba Bitcoins

O ramsonware CovidLock muda a senha da tela inicial do celular onde é instalado e pede 100 dólares em Bitcoin para desbloquear.

Siga no

Na última semana o mundo todo entrou em pânico com a rápida propagação do coronavírus. E após a organização mundial de saúde (OMS) declarar estado global de pandemia da doença, a situação tornou-se ainda mais complicada.

Consequentemente, diversas ações de proteção e prevenção contra o vírus estão sendo colocadas em prática, incluindo criação de aplicativos para identificar seus sintomas.

Porém, enquanto há muitas pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar global, hackers estão aproveitado essa oportunidade para roubar ativos digitais, como o Bitcoin.

A ação acontece por meio de um falso aplicativo para Android, que supostamente oferece informações detalhadas sobre o nível de rastreamento da doença. No entanto, trata-se de um malware que pode bloquear totalmente a tela do celular das pessoas que o instalarem.

O ramsonware conhecido como CovidLock muda a senha da tela inicial do celular onde é instalado. Assim, para que o usuário tenha novamente o controle do aparelho, os hackers exigem uma quantia de 100 dólares em Bitcoin.

Desafios cada vez maiores em meio a doença

O rastreamento das autoridades com relação a esta movimentação foi capaz de identificar uma página chamada coronavirusapp[.]site. Por meio dela as primeiras ações relativas ao falso aplicativo foram identificadas.

O site afirma que seu aplicativo está certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , além de centros de controle e prevenção da doença. Há mais de 6 milhões de reviews sobre a página, com uma avaliação de 4.4.

Um dos maiores problemas com relação ao ramsonware de monitoramento da doença é o fato de que, assim que é instalado, ele pede autorização para diversos recursos do celular, incluindo a tela inicial. Isto faz com que haja mais facilidade para os hackers invadirem os aparelhos.

Conforme uma pesquisa realizada a partir do monitoramento deste esquema, a suspeita é de que este grupo está ligado a uma série de outras ações criminosas.

A boa notícia é que, aparentemente, este ramsonware não parece ter sido espalhado em grande essa. Consequentemente, a expectativa é de que o golpe não tenha feito tantas vítimas até o momento.

Para evitar este, e outros tipos de perigos relacionados à golpes desta natureza, a recomendação é de que as pessoas façam o download apenas de aplicativos disponíveis na play store.

Com cada vez mais casos de coronavírus sendo diagnosticados em todo o mundo, há um alerta para um possível aumento deste tipo de golpe. Assim, a cautela deve ser reforçada por todas as pessoas.

ViaTNW
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Len Sassaman pode ter sido o criador do Bitcoin

Um cypherpunk especialista em criptomoedas poderia ser o criador do Bitcoin, de acordo com um extenso artigo publicado no início de fevereiro de 2021, por...

John McAfee é indiciado por golpe com criptomoedas

O empresário de tecnologia e ex-magnata do antivírus John McAfee foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) por lavagem de dinheiro...

Desenvolvedores do Ethereum aprovam proposta para reduzir taxas

Depois de muita discussão pública e aprovação dos mineradores, os desenvolvedores do Ethereum aprovaram o mercado de taxas proposto pela EIP-1559, prevista para ser...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

John McAfee é indiciado por golpe com criptomoedas

O empresário de tecnologia e ex-magnata do antivírus John McAfee foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) por lavagem de dinheiro...

Desenvolvedores do Ethereum aprovam proposta para reduzir taxas

Depois de muita discussão pública e aprovação dos mineradores, os desenvolvedores do Ethereum aprovaram o mercado de taxas proposto pela EIP-1559, prevista para ser...

Fundador do Twitter cria NFT e recebe oferta de R$ 2.8 milhões

O fundador do Twitter, Jack Dorsey, criou um NFT de seu primeiro tweet postado em 21 de março de 2006, no texto ele diz...

PancakeSwap: Tudo que você precisa saber

PancakeSwap é uma Exchange Descentralizada (DEX) que faz parte do universo de Finanças Descentralizada (DEFI – Decentralized Finance) das criptomoedas e está sendo muito...

Bitcoin é uma forma extrema de anarquismo libertário, diz gestor de fundos

Existem diferentes opiniões sobre como o Bitcoin será capaz de mudar o futuro e a sociedade como um todo, no entanto, nem todas as...