ArbCrypto: Cafu vira embaixador de empresa de investimentos que, em menos de 4 meses, já atrasou pagamentos de clientes

De acordo com um cliente da empresa, desde 30 de setembro, a ArbCrypto não libera pagamentos a ninguém.

Siga no

O ex-capitão da seleção brasileira Cafu é o mais novo ídolo do futebol a envolver seu nome com empresas de investimento suspeitas de serem pirâmides financeiras. Desde agosto passado, ele tem aparecido na internet e em eventos como “embaixador” da ArbCrypto“, empresa denunciada por diversos internautas por não estar honrando seus pagamentos.

Em vídeo disponível no YouTube, podemos ver o jogador anunciando, em 9 de agosto, que era “embaixador da ArbCrypto” e que participaria, no dia seguinte, da ArbFest, evento feito pela empresa para conquistar clientes. Confira no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AqEEy0vblsM

A empresa ArbCrypto, segundo informações de seu site, tem sede localizada em Belize, na América Central. Seu negócio, segundo ela, é a “arbitragem de criptomoedas”, que é realizada por meio de um robô de arbitragem que opera em diversas exchanges em todo o mundo.

Se essa descrição lhe soou familiar, é porque a memória está boa. Trata-se do mesmo tipo de negócio que era oferecido no Brasil pelo Atlas Quantum, outra empresa que está há meses retendo os saques solicitados pelos seus clientes, alegando uma série de “problemas técnicos”.

A ArbCrypto, entretanto, possui ainda outras características que são extremamente comuns em pirâmides financeiras e quem nem o Atlas Quantum apresentava:

  1. Oferece rendimentos estratosféricos (oferecia até 2,5% ao dia, embora, depois, tenha baixado a porcentagem);
  2. Utiliza marketing multinível, pagando a cada investidor até 10% do valor ganho pelos investidores indicados por ele para a empresa; para quem “cresce na empresa”, não podiam faltar os prêmios milionários: bônus em bitcoins, Iphone XS, Viagem para Dubai, BMW 320 e Porshe Panamera Turbo são alguns deles;
  3. Possui em seu quadro pessoas que já passaram por outras supostas pirâmides, como seu presidente, Alexandre Cesario Kwok, que foi um dos donos do Prosperity Club e cujas citações na web sugerem ter participado de esquemas ainda mais antigos.

Neste print, obtido a partir de um vídeo de um dos divulgadores da empresa, é possível ver a proposta astronômica de lucros oferecida pela empresa:

Planos oferecidos pela ArbCrypto no início de suas atividades no Brasil
Planos oferecidos pela ArbCrypto no início de suas atividades no Brasil

“Casa que cai” antes de seis meses

De acordo com a página da empresa no Facebook, os serviços da ArbCrypto no Brasil são oferecidos desde maio de 2019. Ou seja, estamos falando de uma empresa com menos de cinco meses de atuação!

Como verificamos por vídeos e apresentações divulgadas pela na internet, a empresa prometia fazer seus pagamentos em “até 3 dias úteis” após a solicitação dos clientes. Os saques podiam ser feitos todo dia 15 ou dia 30 de qualquer mês.

Não foi o que aconteceu com o internauta Clóvis Sena, que escreveu ao Livecoins pedindo que fizéssemos um texto sobre a ArbCrypto “mesmo que seja apenas para divulgar alguma matéria para que outras pessoas não caiam no mesmo golpe”.

Segundo Sena, desde 30 de setembro, a ArbCrypto não libera pagamentos a ninguém “e nem ao menos informou alguma posição ou comunicado sobre o ocorrido”.

“Entrei com US $ 3.200 n(R$12 MIL)DIA 06/08/2019, no dia 15/08/2019 começaram as mudanças, até o momento, o único saque liberado foi de $ 87,25, no dia 30/08/2019”, conta Sena.

Outra cliente que preferiu não se identificar escreveu para o Livecoins citando a mesma data, 30 de setembro, como o início do bloqueio dos saques da empresa.

Empresa “não recomendada”

Uma rápida olhada no site Reclame Aqui também desabona a empresa. O site classifica a empresa como “não recomendada” e apresenta reclamações de clientes, sendo que nenhuma delas foi respondida. Vale dizer que, pelas reclamações, os problemas com saques já começaram em agosto.

Outra reclamação recorrente dos clientes é que a empresa mudou suas regras de funcionamento sem consultar ninguém. Simplesmente anunciou em 21 de agosto que o rendimento deixaria de ser diário (que ia de 1,5% a 2,5% por dia, dependendo do plano) e passaria a ser mensal e muito menor, variando de 8% a 12% ao mês, dependendo do valor investido.

Como dissemos, as mudanças parecem não ter estancado a sangria da empresa, pois ela vem atrasando seus pagamentos desde 30 de setembro.

Jogadores “bola fora”

Antes de Cafu, o jogador Ronaldinho Gaúcho também se envolveu com um suposto golpe do tipo pirâmide financeira. O jogador foi o principal garoto propaganda e possível sócio da empresa 18k Ronaldinho, que prometia ganhos de até 2% ao dia obtidos por meio de trading e arbitragem de criptomoedas.

Após pressão do Ministério Público e após ser chamado a responder na Câmara dos Deputados, Ronaldinho teria tido seu contrato cancelado pela empresa, que, no entanto, segue oferecendo serviços via internet.

A reportagem do Livecoins entrou em contato com a ARB Crypto, atualizaremos caso haja resposta.

Leia mais sobre:
Avatar
Sui Teixeira
Sui Teixeira é jornalista desde 2001, formada pela USP. Trabalha ainda como produtora de jingles, é programadora amadora e entusiasta de ciência e tecnologia.

Primeiros resultados no Google por Bitcoin podem ser golpes

Enquanto o Bitcoin segue uma tendência de alta por mais de 3 meses e caminha para superar o seu valor mais alto, o interesse...

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Últimas notícias

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Coluna do TradingView: Primeira parada

Bitcoin começa a lateralizar no topo de 19mil dólares. Algumas altcoins continuam rally. Confira os estudos dos analistas do TradingView. CSM Trader O preço do Bitcoin em algumas...