Ronaldinho Gaúcho poderá responder por crime contra a economia popular

Jogador será ouvido por deputados e pode ser envolvido em duas Representações recebidas pelo MP contra a 18kRonaldinho

-

Siga no
Anúncio

São pequenas as chances do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho ser preso no Brasil. Segundo o portal de notícias UOL,  dificilmente o craque seria detido por seu envolvimento os negócios da 18kRonaldinho. Dessa forma, tudo indica que o ex-jogador da Seleção Brasileira não seja preso, mesmo após a empresa receber duas representações no Ministério Público Federal (MPF).

O nome do jogador Ronaldinho Gaúcho é apontado como um dos sócios-fundadores da 18kRonaldinho. O famoso também aparece em propagandas relacionadas ao negócio acusado de pirâmide financeira. A 18kRonaldinho é conhecida por sua oferta de lucros de até 2% ao dia em relação aos investimentos aplicados na plataforma.

Jogador pode ser acusado por crime contra a economia popular

Ronaldinho Gaúcho poderá ser investigado pela justiça brasileira. Ao ter seu nome envolvido nos negócios da 18kRonaldinho, o craque poderá responder por crime contra a economia popular. Essa deve ser a tipificação do crime no caso envolvendo a oferta irregular de investimentos no mercado brasileiro.

Anúncio

A pena prevista para crimes contra a economia popular pode chegar em até dois anos de reclusão. De acordo com o advogado João Paulo Martinelli, geralmente essa pena pode  resultar em prestação de serviços a comunidade. Em entrevista ao UOL, o advogado criminalista alega que dificilmente o jogador brasileiro seria detido nesse caso.

Craque pode ser preso se for comprovado outro crime

A situação de Ronaldinho Gaúcho poderá ser um pouco diferente, dependendo do tipo de condenação que a justiça determinar para o famoso. Após uma averiguação inicial do MP, o jogador deve ser indiciado por sua relação com a 18kRonaldinho.

Caso Ronaldinho seja condenado por crime contra a economia popular, o famoso deve permanecer em liberdade. Porém, dependerá do entendimento da justiça que pode mudar um pouco as coisas para o jogador. Sendo assim, se o craque for enquadrado na lei 7.492, a pena nesse caso conseguirá ser ainda maior.

A lei 7.492 trata sobre crimes relacionados ao sistema financeiro nacional. Seria como se o jogador tivesse atentado contra a soberania da moeda brasileira, por exemplo. Desse modo, o jogador poderia ser preso por 1 a 4 anos de acordo com o artigo 16. Além disso, está prevista uma multa nesse caso que pode ser fixada pela justiça.

MP recebe denúncias contra 18kRonaldinho

Segundo o Ministério Público, o órgão recebeu duas representações contra a empresa 18kRonaldinho. Através dessas representações, uma pré-investigação determinará como a justiça lidará com caso. O jogador Ronaldinho Gaúcho deverá responder por sua associação a plataforma que leva seu nome.

De acordo com o advogado que representa o ex-jogador da seleção brasileira, Ronaldinho Gaúcho não faz mais parte da 18kRonaldinho. A notícia foi confirmada pelo presidente da empresa através de um vídeo publicado no YouTube. Marcelo Lara afirma que o jogador de futebol deixou a empresa há cerca de duas semanas.

Além da representação enviada ao Ministério Público,  Ronaldinho Gaúcho deverá comparecer também a uma audiência pública. A Comissão Especial que trata da regulação das criptomoedas no Brasil convidou o famoso para participar da próxima reunião. Assim como o Ronaldinho Gaúcho, um representante da 18kRonaldinho foi convidado para audiência pública que acontecerá na próxima quarta-feira (16).

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...
Pantanal pegando fogo queimadas bitcoin

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...
Bitcoin em corretoras de criptomoedas

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...

Últimas notícias

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil. O objetivo dos negócios, segundo comunicado...

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...