As barreiras à blockchain e às criptomoedas não desaparecerão por conta própria

Siga no
Moeda Virtual Bitcoin - Primeira criptomoeda do mundo
Moeda Virtual Bitcoin - Primeira criptomoeda do mundo

William Mougayar é autor do livro “Blockchain para negócios: promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da internet”, um dos primeiros materiais a serem lançados em língua portuguesa a respeito dessa mercado inovador.

No capítulo 3 da obra, Mougayar fala dos desafios diante do mercado e traça comparações com a nascente internet na década de 1990.

Ele conta que entre 1994 e 1998 se você tentasse convencer uma pessoa ou empresa a criar um site para fomentar os negócios, você teria muita dificuldade em convencê-los em função de inúmeras barreiras.

Hoje praticamente todas as pessoas e empresas têm páginas pessoais ou comerciais na internet e fazem todo tipo de negociação através delas, o que era impensável quando a tecnologia estava em uma fase não tão bem desenvolvida como hoje.

Mougayar afirma que atualmente há o mesmo tipo de excitação e de ceticismo hoje da parte das pessoas e empresas em relação à tecnologia da blockchain e às criptomoedas.

Entretanto, o entusiasta entende que isso não garante que as moedas digitais vão ter tanto sucesso quanto a internet sem muito trabalho na direção da solução dos problemas e barreiras que esse mercado ainda enfrenta.

Se a internet não tivesse resolvido problemas de escalabilidade, usabilidade e segurança de transações no ambiente online, com certeza seu sucesso não seria tão estrondoso.

Da mesma forma o espaço da blockchain e das criptomoedas precisa encontrar soluções em todas essas direções. É nesse contexto que ele Mougayar diz que as barreiras não vão desaparecer por conta própria e como por passe de mágica.

Desafios técnicos, de negócios e de mercado, legais e regulatórios, comportamentais e educacionais precisarão ser endereçados diretamente e com eficiência se quisermos que esse espaço atinja todo seu potencial.

Dessa forma, é responsabilidade dos entusiastas das criptomoedas se envolverem na solução efetiva dos problemas em torno da tecnologia, contribuindo com alguma ou várias das áreas onde ainda existem barreiras para adoção e utilização das criptomoedas.

Isso pode ser feito através de dedicação profissional de tempo integral a esse espaço, até através de iniciativas de educação para amigos e familiares, mas todos deveriam entender que o sucesso desse mercado depende do envolvimento e atuação assertiva e intencional de cada pessoa que deseja ver essa tecnologia atingir a maturidade para benefício da humanidade.

Conforme publicado pelo Livecoins, o Bitcoin já é reconhecido como ameaça ao dólar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Ezequiel Gomes
Ezequiel Gomes é escritor, youtuber, palestrante e jornalista especializado em criptomoedas.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias