Ataque ransomware atinge criadora do jogo Cyberpunk 2077

Empresa afirma que não vai negociar com golpistas e que jogadores não tiveram informações vazadas.

Siga no
Ataque hacker
Hacker

A empresa que criou o game Cyberpunk 2077 foi atingida por um ataque hacker nos últimos dias. Com todos os arquivos criptografados, jogadores temem atrasos na melhoria do game.

De acordo com nota oficial da CD PROJEKT RED, um ransomware teria sido o causador do problema. Em contato feito pelos hackers, a empresa foi ameaçada a pagar pelo resgate dos arquivos, que poderão ser vazados.

A empresa, com sede na Polônia, afirmou que não deverá negociar com os hackers. Mesmo assim, jogadores dos games criados pela empresa, como Cyberpunk 2077, The Witcher 3, entre outros, temem ter seus dados vazados.

Ataque hacker cometido contra criadora do jogo Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 segue investigado

Aguardado por muitos gamers, o Cyberpunk 2077 era um dos mais esperados na comunidade mundial. Após o seu lançamento, muitos passaram a criticar a empresa por liberar um game longe da expectativa dos fãs.

Para corrigir os problemas, a CD PROJEKT RED estava dedicada a resolver os detalhes que irritaram os fãs do game. Contudo, um problema surgiu na empresa e poderá atrasar a melhoria do game para seus fãs.

Isso porque, a CD PROJEKT RED, com sede na Polônia, afirmou na última terça-feira (9) ter sido alvo de um ataque hacker. Com a violação dos dados da empresa, por um malware do tipo ransomware, a criadora do Cyberpunk 2077 concentra os esforços em recuperar seus backups.

A empresa recebeu uma mensagem dos hackers, contendo ameaças graves para o negócio. Segundo nota, a empresa afirmou que os golpistas pedem o pagamento de criptomoedas para não liberar os dados roubados no ataque na deep web.

Hackers ameaçam criadora do jogo Cyberpunk 2077
Hackers ameaçam criadora do jogo Cyberpunk 2077 – Reprodução/Twitter

Além disso, uma versão ainda não lançada do The Witcher 3 teria sido capturada pelos hackers. O prazo dado pelos hackers foi de 48 horas para o pagamento, mas a empresa negou que irá negociar com eles.

Empresa segue investigando o caso enquanto ações despencam na bolsa

De acordo com a CD PROJEKT RED, não há evidências ainda de que informações dos jogadores tenham sido comprometidas. No entanto, a empresa pede que ex-funcionários fiquem alertas para mensagens recebidas, indicando que essa base possa ter sido comprometida.

Em nota pelo Twitter, a única oficial da CD PROJEKT RED, a polonesa disse ter alertado autoridades. Além disso, especialistas em segurança digital e proteção de dados estariam ajudando nas investigações.

Contudo, o ataque hacker contra a criadora do jogo Cyberpunk 2077 levou investidores a vender ações na bolsa. Com medo da repercussão do caso, as ações chegaram a cair 6% na última terça, segundo a Reuters Polônia.

Ataques ransomwares têm paralisado negócios e governos pelo mundo

Os ataques com ransomwares prejudicam muitos negócios e governos pelo mundo hoje. Com a pandemia da COVID-19, os ataques se intensificaram, inclusive no Brasil.

Em 2020, por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil ficou algumas semanas paralisado por um ataque assim. Na ocasião, até o exército e a polícia federal tiveram que ajudar a restaurar os sistemas.

Vale o destaque que em ataques assim, o simples pagamento não garante o fim dos ataques ou a recuperação dos arquivos. O recomendado a empresas é manter backups de arquivos importantes, capacitar funcionários e usar softwares antivírus e sistemas oficiais e atualizados.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias