Uma audiência pública foi marcada na Câmara dos Deputados para próxima quarta-feira (26), às 14 horas. Os temas que serão debatidos pelos participantes envolvem as empresas Atlas Quantum e Investimento Bitcoin, ambas com indícios de pirâmides financeiras.
A audiência pública é um espaço aberto para diálogo no legislativo federal nacional. Com esse debate, especialistas são convidados a discutir um tema, que é de interesse de vários setores da sociedade e autoridades públicas.
O deputado que fez o requerimento para a audiência é Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Ele vem pressionando nos últimos dias para a instalação de uma CPI do Bitcoin, para investigar golpes com as criptomoedas no Brasil.
Segundo ele, o nome da comissão tem o objetivo de popularizar a principal moeda digital, obtendo mais apoio popular para a investigação que ele pretende conduzir.
A CPI das Pirâmides Financeiras por meio de Criptomoedas foi batizada de "CPI do Bitcoin".
A moeda é a mais famosa e reconhecida para até quem nunca investiu no ramo. O intuito é popularizá-la e aumentar o apoio popular.
— Aureo Ribeiro (@AureoRibeiroRJ) May 13, 2021
Audiência Pública convida especialistas para discutir sobre Atlas Quantum e Investimento Bitcoin na próxima quarta-feita (26)
Vários brasileiros se depararam nos últimos anos com esquemas sofisticados de investimentos. Com promessas de altos retornos, fixas, bônus por indicações, entre outros chamarizes, pirâmides financeiras utilizaram a imagem do Bitcoin para atrair vítimas.
Na verdade, muitos desses negócios nem mesmo utilizaram o Bitcoin, mas outros chamaram a atenção pela alta soma subtraída dos investidores. Um desses possíveis golpes é a Atlas Quantum, que tem muitos clientes recorrendo na justiça para reaver seus aportes no negócio.
Outra empresa que será tema na Câmara dos Deputados é a Investimento Bitcoin, que também tem indícios de pirâmide financeira. O requerimento de audiência pública foi feito em 2019 pelo Deputado Áureo (REQ 19/2019 PL230315).
“Requer a realização de Audiência Pública para discutir sobre indícios de pirâmide financeira em operações das empresas “Investimento Bitcoin” e “Atlas Quantum” com a presença de representantes da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, do Banco Central do Brasil – BACEN; do Ministério Público Federal; da Polícia Federal; da empresa “Investimento Bitcoin”; da empresa “Atlas Quantum”; da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain – ABCB; e com o investidor e especialista em criptomoedas, Sr. Fernando Ulrich.”
Reunião marcada para próxima semana foi marcada como extraordinária
A audiência pública marcada para a próxima quarta na Câmara dos Deputados, já confirmada, foi marcada como extraordinária. Ou seja, a reunião está sendo tratada como urgente pelo legislativo.
“Audiência Pública destinada a discutir indícios de pirâmide financeira em operações das empresas “Investimento Bitcoin” e “Atlas Quantum”. (REQ 19/2019 PL230315, do Deputado Aureo Ribeiro)”
Nos últimos dias, a CPI do Bitcoin voltou a chamar atenção no Brasil, com mobilizações em torno do caso, que pretende apurar as pirâmides que atuam no país. O projeto de regulamentação das criptomoedas está envolvido com esse trâmite, que deverá contar com a presença do especialista brasileiro em Bitcoin, Fernando Ulrich, nas discussões com autoridades.