Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido propõe banir ETNs de Bitcoin

-

Siga no
Bitcoin em Londres - Capital da Inglaterra e Reino Unido
Bitcoin em Londres
Anúncio

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido está consultando uma proposta de proibição de Notas de Negociação (ETNs) de criptomoedas, alegando que os clientes podem ter perdas.

Alguns fatores citados pela FCA:

  • Complexidade dos ativos subjacentes;
  • Falta de transparência em torno de sua avaliação;
  • Falta de conhecimento e entendimento dos consumidores;
  • Os preços dos tokens são voláteis, o que reflete no investimento;
  • Disparidade entre o retorno esperado dos consumidores e o risco real;
  • Falta de transparência e significativo impacto dos custos e cobranças sobre os lucros.

A FCA destaca especificamente as ETNs de Bitcoin e Ethereum da Coinshares, afirmando: “duas empresas oferecem acesso à ETNs na Nasdaq Nordic. Elas relataram que há cerca de 11.000 clientes com cerca de 97 milhões de libras investidas no período de final de janeiro de 2019 e 30 de dezembro de 2018, respectivamente.”

O número que elas fornecem parece ser o total de ativos sob gestão, que aumentaram cerca de 5x desde dezembro.

Anúncio

Não está claro quanto pertence aos residentes do Reino Unido. A Trustnodes pediu esclarecimentos à Meltem Demirors da Coinshares, e até o momento não obteve resposta.

A Coinshares pediu aos usuários de criptomoedas que respondessem à consulta da FCA, declarando:

“A exposição à criptoativos fornece uma fonte valiosa de retornos e diversificação para investidores, sejam tais ativos mantidos sob custódia do investidor ou em forma de fundos de pensões.

O COINXBE registrou lucros de 8,2% em uma média composta desde seu início; em quatro dos últimos cinco anos, incluindo 2019 até a data, os retornos foram positivos.

De qualquer forma, diferentemente dos CFDs, as ETNs não são alavancados, de modo que perdas potenciais podem ser facilmente percebidas e gerenciadas pelos investidores, caso ocorram. E é importante notar que o Bitcoin não tem relação com ativos como ações e títulos, oferecendo uma valiosa fonte de diversificação para os investidores.”

A consulta junta CFDs, que podem ter alavancagem muito alta, às vezes em torno de 500x, com as ETNs, que nesse caso não possui alavancagem e, nesse modelo, são apenas uma maneira indireta de comprar bitcoin à vista, pois alegam que tais ETNs são totalmente atreladas em bitcoin.

Como um Produto Negociado em Bolsa (ETP), as ETNs ficam sob a jurisdição da FCA, que chegou a conclusão que devido a possíveis danos, os proibirá.

Para usuários comuns de Bitcoin ou Ethereum, uma proibição não faria muita diferença, pois eles ainda podem comprar as criptomoedas em exchanges como a Coinbase, mas como as ETNs são reguladas e seguradas, as corretoras podem oferecê-las em portfólios de ações ou pensões.

Portanto, uma proibição provavelmente teria um efeito muito baixo, com a própria FCA reconhecendo a chance de que clientes possam comprar criptomoedas diretamente de uma exchange.

No entanto, eles dizem que têm jurisdição sobre ETNs, então eles podem proibi-los e, portanto, a proposta é exatamente esta, alegando que “isto reduziria as perdas dos consumidores entre 75 milhões e 234,3 milhões de libras”.

Eles dizem que entre junho de 2017 e dezembro de 2018, as perdas totais das ETNs chegaram a 38,3 milhões de libras, declarando:

“Reconhecemos que alguns clientes obtiveram lucros durante o período que examinamos. No entanto, consideramos que a variação nos resultados dos clientes é consistente com nossa análise de política. Ou seja, o valor desses produtos no curto prazo é altamente imprevisível e propenso a extrema volatilidade devido à natureza de tais ativos.

Não acreditamos que os lucros obtidos de novembro de 2017 até março de 2018 signifiquem que os consumidores terão benefícios no futuro.

Além disso, também temos preocupações em relação ao efeito dos eventos de ‘hard forks’, vimos perdas totalizando 18,2 milhões de libras em novembro de 2018, coincidindo com o hard fork do Bitcoin Cash… Esta foi a segunda maior perda acumulada após março de 2018 (-20,5 milhões de libras).

Esperamos que nossa proposta elimine este malefício, impedindo novos investimentos em criptoderivativos.”

Este relatório foi publicado em julho de 2019. Se tal conta fosse feita no período de junho de 2017 a junho de 2019, o lucro com o bitcoin teria sido de 300% ou mais.

Em vez disso, o relatório vai até o final de dezembro de 2018, quando o preço do bitcoin estava três vezes menor do que no momento da publicação do relatório.

A Coinshares reafirma isto, dizendo que “de junho de 2017 a dezembro de 2018 foi uma escolha seletiva para mostrar o menor benefício possível para os investidores”.

O documento não nomeia um autor, portanto, a própria FCA está tentando adivinhar o que acontecerá com o preço do bitcoin, afirmando efetivamente que eles não acham que os ganhos de novembro de 2017 se repetirão.

Isso entra em contrante com a afirmação da SEC, ao comentar sobre qual rumo o preço pode tomar. Além disso, exceto por uma suspensão temporária, a SEC permitiu a negociação das ETNs de bitcoin e ether nos EUA.

Portanto, a FCA está aparentemente considerando adotar uma abordagem diferente, e tudo isso em um momento em que o Reino Unido ainda não possui um governo adequado, as eleições são iminentes e, é claro, todos estão gastando suas energias no Brexit. Tornando esta proposta um ato burocrático em um momento de vácuo político.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
FinCEN Files

Documentos vazados revelam que bancos lavaram R$ 10 trilhões em dinheiro ligado a crimes

Mais de 2.100 documentos secretos da FinCEN, Rede de Combate a Crimes Financeiros dos EUA, foram vazados e os detalhes desses arquivos trazem informações...
Europa (União Europeia e Bitcoin)

Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou...
Cristo Redentor, símbolo no Brasil (Rio de Janeiro), e Bitcoin (BTC Blockchain)

Brasil desenvolve com blockchain uma identidade descentralizada

O Brasil caminha rumo às novas tecnologias e já desenvolve com uso da blockchain um novo projeto. Chamada de identidade descentralizada, a solução promete...

Últimas notícias

Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou...

Brasil desenvolve com blockchain uma identidade descentralizada

O Brasil caminha rumo às novas tecnologias e já desenvolve com uso da blockchain um novo projeto. Chamada de identidade descentralizada, a solução promete...

Polícia desarticula sequestro que pedia Bitcoin pelo resgate de mulher

Um sequestro de uma mulher no Ceará, que pedia R$ 1 milhão em Bitcoin como resgate, foi desarticulado pela polícia civil em 12 horas....