spot_img

Baleia de Bitcoin critica CEO da Binance

Briga de baleias das criptomoedas chamou atenção.

Durante os primeiros anos das altcoins, tanto a prática de pré-mineração quanto de arrecadação de fundos foram muito criticadas pelo mercado, já que os desenvolvedores poderiam despejar suas moedas em corretoras e abandonar o desenvolvimento do projeto.

Um dos primeiros projetos a conseguir uma boa arrecadação através desta prática foi o Ethereum, hoje segunda maior criptomoeda. Esse novo cenário acabou abrindo caminho para outros projetos de moedas alternativas ao Bitcoin.

Um desses foi feito pela corretora Binance, através do token BNB, na época chamado de BNC, que dos 200 milhões de tokens totais, reservou 40% deles para a equipe fundadora e 10% para investidores anjo. Cerca de 20% destes tokens foram liberados para a equipe de imediato, seguido por 20% a cada ano seguinte.

O curioso é que na última sexta-feira (24), Changpeng ‘CZ‘ Zhao, CEO da Binance, publicou um tweet onde criticava esta prática, anteriormente utilizada por ele mesmo.

“Opinião impopular: os tokens de fundador do projeto devem ser desbloqueados em um período de 10 anos, não menos.

Ou seja, não 4 anos, definitivamente não em 1 ano e meio. Deve ter um compromisso de longo prazo.”

Dinheiro, em dobro: Baleia de Bitcoin criticou fala de CEO da Binance

O perfil “Joe007” é de uma famosa e antiga baleia de Bitcoin, conhecido pela sua presença no leaderboard da Bitfinex, que não aguentou a hipocrisia do CEO da Binance e disparou criticas contra ele. Na visão da baleia, o pensamento de CZ deveria valer para o BNB também.

“Que sentimento nobre! Isso também vale para o $BNB? Se não, por que não?”

É notável destacar que as equipes ganham dinheiro em dobro durante essas ofertas de moedas. Enquanto eles arrecadam milhões, ou até bilhões no caso da EOS, para desenvolver o projeto, eles ficam com boa parte das moedas para si.

No exemplo da Binance, eles arrecadaram 15 milhões de dólares em 2017 e possuíam 50% dos tokens, ou seja, mais US$ 7,5 milhões no bolso caso a moeda tivesse liquidez e estes 100.000.000 BNB pudessem ser despejados pelo preço inicial.

A discussão entre Joe007 e CZ continuou, com o CEO da Binance respondendo que boa parte dos tokens ficou sim, com a equipe de desenvolvimento, mas que eles não tinham muita experiência antes. O empresário lembrou ainda que costuma “queimar BNBs” com frequência no mercado.

“É verdade. A parte dos BNB da equipe foi totalmente liberada ao longo de 4 anos. Na época, havia menos experiência em relação ao design econômico de tokens. Mas nós não usamos ou vendemos nenhum #BNB da equipe até agora, e não planejamos isso para o futuro. Nós apenas os queimamos até agora.”

Vendo a resposta, a baleia de Bitcoin continuou seu ataque, incluindo um tweet de outro usuário, que crítica o fato de que a equipe fundadora também nunca recomprou estes tokens do mercado, prática comum no mercado de ações. Ele pediu que CZ faça o bloqueio de seus fundos agora, já que ele tem uma experiência e opinião sobre o assunto.

“Excelente! Agora que você tem uma experiência melhor e ideias tão nobres sobre tokens de fundadores, por que não bloquear os seus por 10 anos? Não é como se você precisasse deles de qualquer maneira, da maneira como você fala.” Joe007

 

Outros projetos bem famosos fizeram o mesmo, menos o Bitcoin

Como mencionado anteriormente, o Ethereum (ETH) foi um dos primeiros projetos a ofertar as suas moedas. Apesar de Vitalik Buterin nunca ter abandonado o desenvolvimento do Ethereum, vale lembrar que o fundador vendeu 500.000 ETH por US$ 0,99 cada, em 2015.

Outros projetos, como a Ripple (XRP), reservaram 80% de suas moedas para a companhia e 20% para seus co-fundadores, tendo total controle da oferta da moeda. Além disso, mais tarde os fundadores foram acusados de manipular o preço da XRP.

Ao contrário de todos, o Bitcoin teve uma corrida justa em seu início, não aconteceu nenhum tipo de pré-mineração e até onde se sabe, Satoshi Nakamoto nunca vendeu nenhuma moeda. Vale destacar que se hoje Satoshi tem, um valor estimado de 1 milhão de BTC, estas moedas criadas quando não valiam nada e ele era um dos poucos que acreditava no projeto.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias