Baleia de Bitcoin faz alerta sobre grupos falsos no Telegram

Usando a credibilidade de Joe, os golpistas então promovem grupos VIP de sinais, cobrando uma mensalidade para indicar quando comprar ou vender uma determinada criptomoeda.

Homem com nariz grande segurando notas de dinheiro, esquema e golpe financeiro
Homem com nariz grande segurando notas de dinheiro, esquema e golpe financeiro

Conhecido pelo nick de Joe007, esta baleia de bitcoin ganhou notoriedade ao ocupar a lista dos maiores ganhos em negociações na exchange Bitfinex por diversas vezes.

Conforme sua fama atraiu seguidores, golpistas começaram a usar o seu nome para enganar vítimas que buscam aprender mais sobre a negociação de criptomoedas. Por exemplo, hoje existem dois grandes grupos falsos no Telegram, usando o nome de Joe.

Conforme sua única conta oficial é a do Twitter, Joe já deixa claro em seu nome de usuário que qualquer grupo de conversa, alertas de compra ou fundo de investimento é na verdade um golpe.

“Joe007. alertas – grupos – fundos? Golpe!”

Perfil da baleia Joe007 no Twitter.

Como golpistas atuam

Embora seja difícil convencer uma pessoa a enviar dinheiro para um desconhecido, golpistas podem usar o nome de figuras conhecidas no mercado para tentar ganhar a confiança das vítimas e convencê-las a enviar dinheiro ou comprar alguma shitcoin.

O vídeo abaixo é uma sátira sobre como é a vida de um golpista que ao invés de trabalhar, prefere tentar enganar pessoas em comentários do YouTube e depois no Telegram. Após não ter sucesso, ele cria um perfil falso onde finge ser outra pessoa. De forma resumida, são fracassados que sequer conseguem pagar seu aluguel.

O que estes golpistas estão fazendo é exatamente isso, com dois grupos com 16 mil e 68 mil integrantes, eles fingem que são o grupo oficial da Baleia Joe. Note que grande parte desses usuários são bots, usados para tentar dar mais credibilidade aos grupos.

Grupos falsos no Telegram promovendo golpes.

Ninguém sabe como foi parar ali

Embora não exista nenhum grupo oficial da baleia Joe007, os próprios usuários de um grupo falso alertam sobre golpes em outros grupos. Pelo visto o ramo de golpes anda bem concorrido.

“—Como nós sabemos que o grupo é real?
—É o grupo real do Joe
—Meu amigo me falou sobre Joe, e foi assim que parei aqui
—Há outro grupo com 60 mil membros que parece real
—Eu vi a recomendação do Joe em outro canal
—Cuidado… Eu já fui enganado em outro grupo”

Conversa em grupo de golpistas no Telegram.

Usando a credibilidade de Joe, os golpistas então promovem grupos VIP de sinais, cobrando uma mensalidade para indicar quando comprar ou vender uma determinada criptomoeda. Como eles não são traders, e sim golpistas, provavelmente a vítima vai perder tanto o dinheiro da mensalidade quanto do trade.

“—Amigos, existe algum grupo VIP?
—Olá! Sim
—Eu também sou um membro do grupo VIP”

Golpistas promovendo grupos de pump e dump.

Além disso, é feito o encaminhamento de mensagens de um destes grupos VIPs, cujo nome entrega que é um mero esquema de pump e dump, no qual os golpistas compram a moeda antes, mandam as vítimas comprarem e então vendem para elas. Por fim, o golpista assina a mensagem como se fosse a Baleia Joe.

Golpe de pump e dump através de grupos de sinais.

Por fim, vale lembrar que não é recomendável seguir recomendações de compra de ninguém, afinal os golpistas estão apenas lhe usando para depois vender as suas moedas. E, obviamente, nunca envie suas criptomoedas para ninguém, independente da quantidade.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias