Banco BBC Digital fará testes no piloto do Real Digital

Proposta da instituição financeira e de outras 13 empresas foi escolhida para realização de testes da criptomoeda brasileira.

O Banco BBC Digital, braço financeiro da Simpar (SIMH3), está entre as 14 empresas selecionadas para participar do piloto do Real Digital, espécie de “criptomoeda” brasileira que deve ser disponibilizada para toda a população até o final de 2024.

A Simpar é uma holding que também administra as marcas JSL (JSLG3), MOVIDA (MOVI3), VAMOS (VAMO3), Automob, CS Brasil e CS Infra.

Ao todo, o Banco Central analisou propostas de mais de 100 organizações financeiras de diferentes segmentos. O Banco BBC Digital foi escolhido junto ao grupo o qual faz parte, formado por outras oito instituições ligadas à Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Entre as várias instituições financeiras escolhidas, Banco BBC Digital participará do piloto do Real digital

Além da companhia, foram selecionados representantes de instituições financeiras de pagamento, cooperativas, bancos públicos, desenvolvedores de serviços de criptoativos, operadores de infraestruturas de mercado financeiro e criadores de arranjos de pagamento. As operações do projeto piloto iniciam nas próximas semanas, após integração à plataforma de testes do Banco Central.

Em nota ao Livecoins, Paulo Caffarelli, CEO do Banco BBC Digital, destacou que a ação apresenta inovações ao mercado financeiro brasileiro.

“Fazer parte de uma ação inovadora para o mercado financeiro brasileiro, reforça um dos objetivos do nosso negócio que é desenvolver produtos personalizados para clientes dentro e fora do ecossistema do Grupo Simpar. Ter nosso projeto escolhido entre outras grandes instituições brasileiras mostra que estamos no caminho certo.”

O consorcio a qual o Banco BBC Digital faz parte deverá analisar questões referentes à privacidade e programabilidade por meio do estudo de um caso específico, que consiste na negociação de um título público federal entre clientes de instituições financeiras diferentes, uma vez que a transação envolve trocas de informações entre múltiplos agentes.

A Companhia também terá o papel de analisar se a tecnologia de blockchain utilizada pela moeda nacional atende a exigências legais de compliance estabelecidas pelo Sistema Nacional Financeiro quando operada em alta escala.

Bancos se preparam para testes com Real digital

Como é um projeto do Banco Central do Brasil, o Real digital exigiu que os participantes fossem empresas reguladas. Algumas que não contam com regulação direta da autarquia, contudo, conseguiram entrar por meio de consórcios com outras empresas.

De qualquer forma, Wallace Jagiello CIO do Banco BBC Digital, destaca que a maneira de realizar testes com a nova tecnologia se assimila ao que ocorreu com o PIX e Open Finance.

“Assim como foi no Pix e Open Finance, essa é a maneira de testar novas tecnologias, colaborar com o desenvolvimento de um projeto importante para sociedade e se preparar para a próxima onda de inovação do mercado financeiro brasileiro.”

O piloto do Real digital deve passar por testes com a tecnologia blockchain até o final de 2023. Por fim, até 2024, o BC espera liberar a versão final da nova moeda nacional.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias