Banco Central da França considera XRP como base para o euro digital

Apesar do processo da SEC contra Ripple em dezembro de 2020, a empresa viu um crescimento significativo nas últimas semanas.

Siga no

De acordo com um relatório da CPA Australia, o Banco Central da França está considerando a XRP como uma possível plataforma para o euro digital.

A CPA Australia, que é uma associação de contabilidade com mais de 166 mil membros em 150 países ao redor do mundo, publicou um relatório chamado “Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs): Uma Revisão Comparativa” onde examina a relação do Bitcoin, Ethereum, XRP e stablecoins com CBDCs.

O Bitcoin é descrito pela associação como um meio de troca e reserva de valor muito volátil, e descreve o Ethereum como uma plataforma de software totalmente descentralizada baseada em blockchain que está “fora de qualquer controle estatal”.

O relatório então observa que o Banco Central francês vem discutindo o uso da XRP da Ripple como uma possível base para o lançamento de um euro digital.

XRP altamente centralizado

Os autores mencionam que a XRP da Ripple é considerada um modelo para CBDCs por vários bancos devido à sua alta centralização.

Apesar de essa descrição ter sido fortemente criticada dentro da comunidade XRP, como o livro-razão XRP também é descentralizado, especulou-se que essa descrição se refere a um “livro-razão privado” baseado em XRP Ledger (XRPL).

No entanto, a seguinte “nota” no relatório gerou dúvidas na comunidade:

“O banco central da França, Banque de France, discutiu abertamente a Ripple/XRP como uma possível plataforma para a moeda digital central da Europa.”

XRP Banco Central da França
XRP Banco Central da França

“Ripple e XRP desfrutam da confiança de muitos bancos como modelo para CBDCs porque é altamente centralizada e se baseia em uma rede onde apenas alguns nós de rede podem validar transações, ao contrário do Bitcoin e Ethereum descentralizados. A Ripple também permite a criação de novas moedas, e os desenvolvedores da Ripple podem decidir o momento e a quantidade de fornecimento de maneira semelhante às operações atuais do banco central”, afirma o relatório do CPA Australia.

O chefe global de soluções para clientes da Ripple, Ross Edwards, explicou em uma apresentação recente que qualquer instituição financeira pode modificar o projeto proposto pela Ripple de um CBDC de acordo com a demanda ou necessidades de um determinado ecossistema econômico ou mercado.

Dependendo das necessidades operacionais, um banco central pode modificar o conjunto de dados centralizado ou descentralizado, algoritmo de consenso, acessibilidade e autorização.

Isso reforça o boato que surgiu pela primeira vez em fevereiro de 2020. Na época, Ripple foi mencionada em um relatório do Banque de France sobre CBDCs.

Processo contra Ripple

Apesar do processo da SEC contra Ripple em dezembro de 2020, a empresa viu um crescimento significativo nas últimas semanas. Durante uma entrevista à Reuters, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse que a atividade de liquidez da XRP cresceu significativamente fora dos Estados Unidos.

Ele acrescentou que a Ripple está crescendo na Ásia. O preço da XRP sofreu um grande golpe após o processo da SEC, mas a criptomoeda ganhou mais de 100% desde o início de 2021.

Apesar da incerteza quanto ao status do XRP nos Estados Unidos, os volumes de negociação da 7ª maior moeda digital do mundo estão crescendo em todo o mundo. A XRP atualmente tem uma capitalização de mercado de mais de US $ 21 bilhões.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias