Aleš Michl, diretor do Banco Central da República Tcheca, revelou interesse na compra de Bitcoin para diversificar o portfólio do país. No momento, o caixa é composto por ações, títulos, dinheiro e ouro.
Conforme o banco está aumentando sua posição no metal, focando na meta de 100 toneladas, a escolha do Bitcoin seria plausível já que a criptomoeda é muitas vezes tratada como um “ouro digital” devido a sua escassez e outras características.
Outro país que também está olhando para o Bitcoin com animação é o Chile, onde políticos montaram uma “Bancada Bitcoin” para promover regulamentações sobre este mercado enquanto planejam propor a criação de uma reserva de Bitcoin no país.
República Tcheca é mais um país interessado no Bitcoin
Assim como outros países, a República Tcheca passou por um período de alta inflação nos últimos anos, chegando ao ápice de 18% em setembro de 2022.
Atualmente os números estão em 2,8%. De qualquer forma, o Banco Central segue trabalhando para que a coroa tcheca não passe por outra grande perda de valor no futuro.
Em conversa com a mídia local, Aleš Michl disse que o Banco Central da República Tcheca está aumentando sua posição em ouro, mirando um estoque de 100 toneladas. Questionado sobre criptomoedas, o diretor afirmou que pensou nesta ideia, mas que ela foi deixada em segundo plano por enquanto.
“Sim, eu tinha o Bitcoin em mente, mas nossa estratégia agora é baixa inflação, estabilidade financeira. Esse é o nosso foco.”
De qualquer forma, Michl se mostrou um pouco cético, talvez pelo Bitcoin ser um ativo jovem e pela falta de conhecimento pleno sobre suas características.
“Com certeza, eu considerei o Bitcoin. Mas felizmente, somos sete membros do Conselho do Banco, e acredito que o ouro será suficiente agora, mas podemos continuar debatendo sobre isso.”
“O Bitcoin é uma coisa muito interessante, mas ninguém sabe exatamente se o que lemos é verdade, porque ninguém de nós viu o código do Bitcoin”, continuou Michl. “O Bitcoin como uma forma de diversificação em relação a outros ativos é muito interessante. Eu pensei em comprar só alguns poucos bitcoins, não pensei em investir massivamente nele.”
Enquanto o ouro subiu 27,2% contra o dólar americano no ano de 2024, o Bitcoin apresentou uma alta de 121% no mesmo período. Portanto, a República Tcheca deixou de aproveitar uma grande oportunidade.
Independente disso, essas conversas mostram como a economia mundial está muito mais aberta e receptiva ao Bitcoin do que poucos anos atrás. Em outras palavras, parece questão de tempo até que mais e mais países tomem coragem para estocar a moeda digital.
As falas de Aleš Michl sobre o Bitcoin podem ser acompanhadas no vídeo abaixo.