O Banco Central do Brasil promoverá o primeiro workshop do Real digital após confirmar que a moeda brasileira testa uma blockchain. De acordo com a autarquia, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do BCB, na próxima segunda-feira (10), a partir das 14 horas.
Assim, para quem desejava participar fisicamente, as inscrições já estão encerradas. De qualquer forma, a transmissão poderá ajudar os interessados em conhecer a nova moeda brasileira e como sua tecnologia funcionará.
A Hyperledger Besu, compatível com soluções Ethereum, foi a blockchain escolhida para testes pelo banco central, que espera concluir os testes até o final de 2023.
Como é a programação do primeiro workshop do Real digital aberto ao público?
Desde que apresentou o projeto envolvendo blockchain do Real digital, o BCB alertou que faria em abril de 2023 um workshop sobre a tecnologia.
Sediado no Auditório Octavio Gouvêa de Bulhões, Edifício-Sede do Banco Central em Brasília, o encontro deve apresentar inclusive novidades sobre a moeda.
Com início previsto para 14 horas, a Sessão 1 discutirá a diretrizes do Real digital e o Piloto RD. Comanda o início dos debates Rogério Lucca, Chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos.
Logo depois, às 15 horas, os especialistas debatem sobre o modelo de negócios do Real digital. Participam do debate Mardilson Queiroz (Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro), Marcus Sucupira (Chefe-adjunto Departamento de Operações do Mercado Aberto) e Wallace Horta (Coordenador do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos).
Após um intervalo de 30 minutos às 16 horas, o evento retorna 16:30 horas para debater sobre o regulamento do piloto RD, na Sessão 3. Fabio Araujo, Consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos e Coordenador da Iniciativa do Real Digital é o responsável pela apresentação.
Por fim, entre 17:30 e 18:30, a Sessão 4 do Workshop do Real digital promove uma Mesa Redonda com os participantes e representantes do BC e STN.
Usuários finais não terão acesso ao Real digital nem a sua programação
Vale lembrar que o projeto Real digital, como uma CBDC, é uma moeda planejada pelo BCB para ter um uso controlado pelos participantes do sistema bancário.
Ou seja, os brasileiros não terão contato direto com o Real digital, segundo os planos atuais do banco central envolvendo o projeto.
Em março de 2023, Alzira Morais, da Secretaria Executiva do BC, destacou que a intenção é a de fornecer aos brasileiros o acesso a ativos tokenizados por meio das instituições financeiras.
“Com a implementação efetiva do Real Digital, os clientes finais terão acesso à infraestrutura por meio de seus relacionamentos com as instituições financeiras e de pagamentos sem acesso direto ao Real Digital ou a ferramentas de programação disponíveis na plataforma. Tal proposta permite que os clientes finais tenham acesso a serviços e ao mercado de ‘ativos tokenizados’, ao passo que preserva a integridade, a estabilidade e a intermediação no SFN, bem como os mecanismos de multiplicação bancária e o normal funcionamento do mercado de crédito.”
Com o workshop da próxima semana, quem ainda possui dúvidas sobre o projeto poderá participar para entender melhor.