Banco Central do Egito limita saques

Siga no
egito bancos limitem saques
A Libra egípcia é a moeda oficial do país.

No dia 29 de março o governo do Egito instruiu que bancos limitem saques temporariamente, a medida afeta também os depósitos. O possível objetivo é controlar a inflação e a acumulação de dinheiro fora dos bancos durante a atual crise.

O mundo está vivendo um período complicado de quarentena generalizada. Como não é surpresa para ninguém, esse momento gerou uma grande preocupação econômica que está fazendo muita gente buscar maneiras de tentar evitar a inflação, o que pode causar uma corrida aos bancos.

A recomendação para a limitação de valores veio através de uma circular emitida pelo Banco Central do Egito, publicada no dia 29 de março.

A Reuters local, que traduziu o documento, informou que um limite diário será imposto para pessoas físicas e jurídicas. Os cidadãos comuns poderão depositar ou sacar no máximo 10.000 libras egípcias (cerca de R$3.300), já as empresas terão o limite de 50.000 libras egípcias (por volta de R$16.600). A circular também informa que empresas serão isentas desse limite caso o dinheiro sacado seja para realizar o pagamento de funcionários.

Os caixas eletrônicos também trabalharão com um limite diário de 5.000 libras egípcias.

Com a recente pandemia a confiança em diversas moedas é bastante prejudicada, fazendo com que as pessoas busquem por ativos seguros. Outros passam a não confiar nos bancos e buscam retirar todo o seu dinheiro para guardar de forma física, isso pode gerar problemas de insolvência.

A pandemia da Covid-19 tem abalado consideravelmente várias economias.

Banco pede que clientes usem pagamentos digitais

Ainda de acordo com a Reuters, o governador do Banco Central, Terek Amer, disse em um programa de TV dominical que mais de 30 bilhões de libras egípcias foram retiradas dos bancos nas últimas três semanas. Ao falar sobre o pedido do Banco Central do Egito para que bancos limitem saques Amer foi citado dizendo:

“Nós descobrimos que indivíduos estão sacando dinheiro dos bancos, mesmo eles não precisando…eles retiraram cerca de 30 bilhões de libras nas últimas três semanas. Nós queremos um pouco de disciplina. Nós vivemos em uma sociedade que não pensa nos outros.”

O banco central também pediu para que as pessoas utilizassem mais os métodos de pagamento eletrônico e transferências digitais. Essa é uma recomendação não apenas econômica, mas que também faz parte das formas de prevenção da transmissão do SARS-Cov-2, o vírus causador da Covid-19.

Para incentivar esse comportamento, a circular também instruiu que bancos não cobrassem as taxas comuns para transferências e pagamentos eletrônicos.

No entanto, o comunicado das autoridades do Egito para que os bancos limitem os saques não afirma a intenção real da ação, portanto há muita especulação por parte dos economistas que acreditam que o novo modelo é feito para controlar compras excessivas ou a inflação.

Durante esse período de incerteza econômica, o mercado apresentou diferentes pontos interessantes. Primeiro tivemos a trágica queda do Bitcoin, que após uma leve recuperação manteve uma movimentação lateral, marcando um mês emblemático para a criptomoeda. Segundo, para a surpresa de muitos apoiadores do criptomercado, tivemos uma considerável adoção do Dólar como uma reserva de valor.

Leia também:

Venezuela fecha bancos e deixa cidadãos sem acesso à dinheiro

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Imagem: Adobe Stock

Idosa de 77 anos perde tudo em golpe com Bitcoin

Após decidir participar do mercado de criptomoedas, uma idosa de 77 anos caiu em um golpe e perdeu todas as suas economias. O caso...
Montes de Bitcoins e Dólares em negociação transação compra venda

Empresa que rastreia criptomoedas desde 2014 compra Bitcoin pela primeira vez

Uma empresa que rastreia criptomoedas para governos desde 2014 anunciou nesta terça-feira sua primeira compra de Bitcoin como reserva de valor. Em 2021, muitas empresas...

Rússia pode usar Bitcoin para evitar sanções dos EUA

Alexander Pankin, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, falou ao Interfax sobre os caminhos que seu país pode tomar para evitar sanções americanas, considerando...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias