O banco central dos EUA sofreu um grande crash em seus sistemas nesta quarta-feira (24) e várias pessoas não conseguiram realizar transferências eletrônicas. O problema afetou bancos, corretores e credores hipotecários.
Quando alguém faz uma transferência eletrônica nos Estados Unidos, um saque ou depósito, a transação passa antes pelos sistemas do Federal Reserve Bank. Como ele ficou fora do ar, as pessoas ficaram sem acesso a serviços financeiros no país.
Curiosamente, na segunda feira (22), a secretária do tesouro dos Estados Unidos disse em um evento que o Bitcoin é ineficiente. Porém, ao longo de 12 anos de história, a moeda digital nunca ficou fora do ar.
Os problemas foram generalizados, o Fed disse ter tomado conhecimento da situação às 13:00h.
Várias empresas que usam serviços bancários, inclusive a Binance, a maior corretora de criptomeodas do mundo, foram afetadas. A exchange avisou no perfil Binance US que os pedidos de saque seriam interrompidos.
The Federal Reserve is down and this will impact all ACH and wire related activities on Binance US. For service updates, you can follow their service status here: https://t.co/k14lSL6IO7
— Binance.US 🇺🇸 (@BinanceUS) February 24, 2021
Em nota, o Fed culpou um “erro operacional” e disse que está trabalhando para restaurar os serviços.
“Um erro operacional do Federal Reserve resultou na interrupção do serviço em várias linhas de negócios. Estamos restaurando serviços e nos comunicando com todos os clientes do Federal Reserve Financial Services sobre o status das operações”
Bitcoin nunca saiu do ar
A comunidade de criptomoedas foi rápida em ver a ironia da situação, na mesma semana que Janet Yellen chamou o Bitcoin de “ineficiente”, o Banco Central dos EUA fica fora do ar e causa um caos no país.
O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada que não depende de uma instituição central, as transações são verificadas pelos participantes da própria rede.
Dessa forma, para a moeda ser derrubada e sair do ar, todos os mineradores e nodes teriam que ser desligados ao mesmo tempo, o que, na teoria, fica cada dia mais improvável, já que a rede continua ganhando apoiadores com o passar dos anos.
You can't make this up. pic.twitter.com/RTL9XNgnZP
— Documenting Bitcoin 📄 (@DocumentingBTC) February 24, 2021
The Federal Reserve is experiencing an outage.https://t.co/250xeftk9p pic.twitter.com/0kUUUjPhvg
— Cameron Winklevoss (@cameron) February 24, 2021
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.