Banco Central Europeu faz consulta pública sobre Euro Digital

Com a recente onda de adoção das criptomoedas, BCE se prepara para criar nova modalidade de dinheiro no velho continente.

Siga no
Bandeira da Europa com Símbolo do Bitcoin Criptomoedas Euro Digital
Bandeira da Europa com Símbolo do Bitcoin

O Banco Central da Europeu (BCE) abriu uma consulta pública sobre o Euro Digital. A população deverá contribuir com informações que levem a melhorar o projeto de moeda digital do banco central.

O novo concorrente das criptomoedas está ainda em fase de estudo. Após anunciar publicamente a intenção de criar a moeda digital, o BC disse que não usará tecnologia das criptomoedas.

Portanto, o BCE, que é presidido hoje por Christine Lagarde, quer digitalizar a economia. Um dos impulsos para o movimento certamente foi a pandemia e os “riscos” de contrair a doença em uma moeda física.

De fato, a Europa vive um momento de testes dessa tecnologia, com vários países seguindo pelo mesmo caminho. A Suécia e a China, inclusive, são um dos países que estão em estágios mais avançados de criação de moeda digital estatal.

BCE faz consulta pública sobre Euro Digital

Qual a opinião dos cidadãos europeus sobre a criação de uma moeda digital? Essa é a pergunta do BCE sobre a criação de uma versão de um Euro digital.

A China já criou a sua própria moeda digital, realizando testes em larga escala dentro do país. Já a Ucrânia, deixou claro que deverá utilizar a criptomoeda Stellar para criar sua versão de moeda digital.

Dessa forma, a Europa está de olho nos avanços do mundo no setor, consultando sua população sobre o assunto. A consulta pública em aberto, de acordo com o Sapo de Portugal, ignora totalmente a nova onda de valorização das criptomoedas.

Em nota, o BCE abriu a consulta pública no último dia 8 e manterá aberta até o dia 12 de janeiro de 2021. A população europeia está convidada a participar do debate dessa construção, que deverá mudar a usabilidade do dinheiro nos países pertencentes ao bloco do Euro.

“Nossa consulta pública sobre um #digitaleuro está aberta até 12 de janeiro. Dê-nos a sua opinião sobre os benefícios e desafios da emissão de um euro digital e sobre a sua concepção possível.

Um #digitaleuro combinaria a eficiência de um instrumento de pagamento digital com a segurança do dinheiro do banco central, que, juntamente com o dinheiro, ofereceria maior escolha e acesso a formas simples de pagamento”, afirmou o BCE pelo Twitter

Moeda digital da Suécia cria problemas para bancos do país

Apesar de ser um país do bloco europeu, a Suécia ainda usa a sua moeda oficial como a Coroa sueca (SEK). Mas o país é mais um a lutar para a criação da versão digital de sua moeda, que será batizada de e-krona.

De acordo com a Reuters da Inglaterra, o banco central da Suécia quer sua moeda digital em uso pela população. A expectativa, inclusive, é que trabalhar com essa moeda seja mais fácil que enviar uma mensagem de texto.

Contudo, para os bancos suecos de financiamento, essa moeda significaria menos depósitos nessas instituições. Isso deixaria o setor dependente do mercado de atacado, destacou a Reuters, mas com menos rentabilidade. O encerramento eventual dessas instituições, de acordo com os banqueiros, poderia afetar a economia da Suécia.

Apesar disso, o banco central da Suécia, o Riksbanken, não acredita que exista esse problema. Isso porque, o maior medo é perder as pessoas para as criptomoedas como Bitcoin, algo que nenhum banco central do mundo quer hoje.

O Riksbanken definiu que até 2022 deverá dar uma resposta sobre o lançamento de uma CBDC, moeda digital de banco central. Nesse ano, inclusive, o Brasil avisou que deverá informar se também deverá lançar um Real brasileiro digital.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Meme dogecoin que circula nas redes.

Mercado cripto sofre uma das maiores quedas já vistas, Dogecoin sobe

As últimas 24 horas foram um pesadelo para alguns investidores em criptomoedas. A primeira moeda a sentir a queda foi o Bitcoin, que perdeu mais...
Mina carvao

Taxa de hash do Bitcoin cai após acidente em mina de carvão na China

O hashrate do Bitcoin caiu cerca de 40% nas últimas 24 horas, de mais de 180 petahashes por segundo para cerca de 105 Ph/s....

Bitcoin desaba com desligamento de mineradoras chinesas e preocupações regulatórias

O Bitcoin despencou mais de 15% neste domingo (18), para cerca de US $ 51 mil, depois de ter alcançado um marco de US...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias