Banco Central Europeu faz consulta pública sobre Euro Digital

Com a recente onda de adoção das criptomoedas, BCE se prepara para criar nova modalidade de dinheiro no velho continente.

O Banco Central da Europeu (BCE) abriu uma consulta pública sobre o Euro Digital. A população deverá contribuir com informações que levem a melhorar o projeto de moeda digital do banco central.

O novo concorrente das criptomoedas está ainda em fase de estudo. Após anunciar publicamente a intenção de criar a moeda digital, o BC disse que não usará tecnologia das criptomoedas.

Portanto, o BCE, que é presidido hoje por Christine Lagarde, quer digitalizar a economia. Um dos impulsos para o movimento certamente foi a pandemia e os “riscos” de contrair a doença em uma moeda física.

De fato, a Europa vive um momento de testes dessa tecnologia, com vários países seguindo pelo mesmo caminho. A Suécia e a China, inclusive, são um dos países que estão em estágios mais avançados de criação de moeda digital estatal.

BCE faz consulta pública sobre Euro Digital

Qual a opinião dos cidadãos europeus sobre a criação de uma moeda digital? Essa é a pergunta do BCE sobre a criação de uma versão de um Euro digital.

A China já criou a sua própria moeda digital, realizando testes em larga escala dentro do país. Já a Ucrânia, deixou claro que deverá utilizar a criptomoeda Stellar para criar sua versão de moeda digital.

Dessa forma, a Europa está de olho nos avanços do mundo no setor, consultando sua população sobre o assunto. A consulta pública em aberto, de acordo com o Sapo de Portugal, ignora totalmente a nova onda de valorização das criptomoedas.

Em nota, o BCE abriu a consulta pública no último dia 8 e manterá aberta até o dia 12 de janeiro de 2021. A população europeia está convidada a participar do debate dessa construção, que deverá mudar a usabilidade do dinheiro nos países pertencentes ao bloco do Euro.

“Nossa consulta pública sobre um #digitaleuro está aberta até 12 de janeiro. Dê-nos a sua opinião sobre os benefícios e desafios da emissão de um euro digital e sobre a sua concepção possível.

Um #digitaleuro combinaria a eficiência de um instrumento de pagamento digital com a segurança do dinheiro do banco central, que, juntamente com o dinheiro, ofereceria maior escolha e acesso a formas simples de pagamento”, afirmou o BCE pelo Twitter

Moeda digital da Suécia cria problemas para bancos do país

Apesar de ser um país do bloco europeu, a Suécia ainda usa a sua moeda oficial como a Coroa sueca (SEK). Mas o país é mais um a lutar para a criação da versão digital de sua moeda, que será batizada de e-krona.

De acordo com a Reuters da Inglaterra, o banco central da Suécia quer sua moeda digital em uso pela população. A expectativa, inclusive, é que trabalhar com essa moeda seja mais fácil que enviar uma mensagem de texto.

Contudo, para os bancos suecos de financiamento, essa moeda significaria menos depósitos nessas instituições. Isso deixaria o setor dependente do mercado de atacado, destacou a Reuters, mas com menos rentabilidade. O encerramento eventual dessas instituições, de acordo com os banqueiros, poderia afetar a economia da Suécia.

Apesar disso, o banco central da Suécia, o Riksbanken, não acredita que exista esse problema. Isso porque, o maior medo é perder as pessoas para as criptomoedas como Bitcoin, algo que nenhum banco central do mundo quer hoje.

O Riksbanken definiu que até 2022 deverá dar uma resposta sobre o lançamento de uma CBDC, moeda digital de banco central. Nesse ano, inclusive, o Brasil avisou que deverá informar se também deverá lançar um Real brasileiro digital.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias