Presidente do BCE diz que bitcoin não é para bancos centrais

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que não considera o bitcoin como uma moeda real e que os bancos centrais não terão o ativo como uma reserva de valor tão cedo.

Siga no
Christine Lagarde (Foto: Wikipedia Commons/ arquivos Bitcoinist)

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, declarou durante uma entrevista para o site The Economist que é “muito improvável” que os bancos centrais algum dia tenham bitcoin ou outras criptomoedas.

O bitcoin ainda está nos primeiros estágios da aceitação institucional, grandes empresas têm se mostrado favoráveis a aceitarem a criptomoeda como forma de pagamento, sendo uma delas, a Tesla, que recentemente declarou ter interesse em aceitar a moeda digital como pagamento pela venda dos seus carros elétricos.

Sendo assim, surgiu uma questão dentro da comunidade: Os Bancos Centrais seguirão essa tendência?. Respondendo a essa questão, durante uma teleconferência patrocinada pelo The Economist e citada pelo Business Insider, a presidente do Banco Central Europeu disse que é “muito improvável”.

Na visão dela, está fora de questão um dia bancos centrais terem alguma participação na criptomoeda.

Vale destacar que durante a entrevista ela revelou acreditar que certamente uma moeda digital possa ser amplamente aceita em todo o mundo, mas segundo ela, não será o bitcoin.

Recentemente Lagarde apontou o Bitcoin como um “ativo altamente especulativo” e solicitou que os órgãos reguladores em todo o mundo criem regras para o mercado de criptomoedas.

Lagarde disse que o euro digital será uma opção muito melhor que o bitcoin. Ela revelou que uma versão digital do euro pode ser lançada em aproximadamente quatro anos.

Criptomoedas precisam deixar de ser usada por criminosos

Outro importante nome do sistema financeiro global com opinião semelhante à de Lagarde é a recém-nomeada secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen. Recentemente ela declarou que os órgãos regulamentadores precisam aumentar a regulamentação sobre as criptomoedas e estarem atentos sobre a possibilidade de criminosos utilizarem o Bitcoin para atividades ilegais.

Yellen destacou a mudança que a pandemia causou no mundo, levando as pessoas a estarem mais conectadas, de acordo com ela, a atuação dos criminosos acompanhou a mudança e se tornaram mais sofisticadas. Ela apontou que essas novas tecnologias têm sido usadas para atividades criminosas e se tornou uma ferramenta para financiar o terrorismo

Contudo, a secretária do Tesouro dos EUA, tem uma visão mais moderada em relação as criptomoedas. Durante uma reunião na secretária do Tesouro dos EUA, ela explicou estar otimista sobre o papel potencial das criptomoedas no sistema monetário global se elas deixarem de ser usadas em atividades ilegais.

Apesar disso, um relatório lançando recentemente pela Chainalysis aponta justamente o contrário. O relatório da empresa responsável em rastreio de transações de criptomoedas revela que, de fato as moedas digitais têm sido usados ​​por organizações criminosas para a prática de atividades ilícitas, mas segundo os criminosos preferem muito mais utilizar o dinheiro governamental.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias