spot_img

Banpará cobra conhecimentos em bitcoin e DREX para novo concurso público

Banco do Estado do Pará tem economia mista, sendo o Estado do Pará o seu maior acionista. Novo concurso público abre inscrições na próxima segunda-feira (11).

O Banco do Estado do Pará (Banpará: BPAR3) divulgou o edital para um novo concurso público para provimento de vagas, que cobra até o conhecimento em bitcoin, criptomoedas e DREX dos interessados.

Fundado na década de 50, o Banpará é um dos principais bancos públicos do norte do Brasil, com pagamento de dividendos aos acionistas nos últimos trimestres. Com economia mista, tem o Estado do Pará como principal acionista, além de ações listadas na bolsa de valores brasileira.

O novo edital publicado na última quarta-feira (5) pela banca Fundação CETAP, mostra que o banco também busca novos profissionais antenados com novas tecnologias financeiras.

Banpará é o novo banco público brasileiro a abrir vagas para concurso público e cobrar conhecimentos em bitcoin e DREX de candidatos

Com alcance de 97% da população paraense desde 2011, o Banpará promoveu desde 2016 uma ampla modernização de seus sistemas para novas plataformas digitais. Atualmente um banco moderno e competitivo, o banco paraense se prepara para apresentar na COP30, que ocorrerá na capital Belém (PA), os seus novos desenvolvimentos socioambientais.

E o novo concurso público, Edital 001/2024, mostra que o Banpará pretende reforças seus quadros de servidores, para os cargos de Técnico Bancário (Nível Médio), e Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Técnico em Informática – Banco de Dados, Técnico em Informática – Desenvolvimento de Sistema e Acompanhamento de Projetos, Técnico em Informática – Suporte (Nível Superior).

Para o cargo de Técnico Bancário, o edital deixa claro que os interessados devem conhecer temas atuais da realidade bancária. Isso porque, além de conhecer sobre o tema das criptomoedas, devem entender alguns fundamentos do DREX, moeda Real em formato digital ainda em fase piloto pelo Banco Central do Brasil.

11. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 12. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros; 13. Novos modelos de negócios. 14. Fintechs, startups e big techs 15. Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 16 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 17 Open finance. 18.Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX)“, diz trecho do edital consultado pelo Livecoins.

As provas para o cargo de nível médio acontecerão nos Municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém (PA), no dia 16/03/2025. Os aprovados para as receberão R$ 3.851,57 de salário, mais os benefícios oferecidos.

As inscrições para o concurso público ocorrem no período de 11/11/2024 a 16/01/2025 23:59 hrs, com pedidos de Isenção entre 11/11/2024 00:00 hrs a 12/11/2024 23:59 hrs.

Bancos públicos brasileiros cada vez mais interessados no bitcoin e mercado cripto

Nos últimos anos, vários concursos públicos mostraram interesse no bitcoin, blockchain e mercado de criptomoedas. Com editais pedindo conhecimentos sobre o tema, a realidade mostra que qualquer estudante interessado em trabalhar em bancos públicos já deve buscar entender deste tema.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, já divulgou vários editais cobrando tal conhecimento específico. Outro que tem buscando candidatos ligados em novidades financeiras é o Banco do Brasil, outra grande instituição pública brasileira.

Já o Drex é um tema novo e em plena ascensão na realidade bancária, visto que ainda passa por estudos pelo banco central.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias