BC da Argentina faz alerta para empresas de criptomoedas

Nos últimos dias o Banco Central do Paraguai também emitiu um alerta no mercado.

Siga no
A moeda digital BITCOIN e o peso argentino
A moeda digital BITCOIN e o peso argentino

O Banco Central da Argentina emitiu um alerta para empresas que atuam com criptomoedas sem supervisão do BC e CVM no mercado.

A Argentina é um dos países da região que mais viu florescer a adoção de criptomoedas nos últimos anos, detendo um dos três maiores volumes de negociações do mercado na América do Sul.

Esse mercado tem chamado tanta atenção que Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, fez uma visita ao país no dia 17 de dezembro, onde se encontrou até com o ex-presidente Maurício Macri.

De qualquer forma, o setor não conta com regulações ainda, chamando a atenção para golpistas que atuam no mercado.

BC da Argentina dá alerta a golpes com criptomoedas no mercado local

O Banco Central da Argentina é uma instituição pública que tem estudado o mercado de criptomoedas há alguns anos, e já conhece até fundamentos desse setor. Em 2020, por exemplo, testes com contratos inteligentes em RSK já foram feitos pelo bc argentino, mostrando haver interesse em experimentar as inovações no setor.

Contudo, golpes com criptomoedas não são tolerados pelo BC da Argentina, que viu seu presidente Miguel Pesce alertar para os riscos desse mercado em agosto de 2021. Na ocasião, o BCRA estava procurando criar uma instrução para que investidores tomassem mais cuidado ao entrar neste mercado.

Na última segunda-feira (20), então, o BC da Argentina finalmente divulgou um alerta para empresas de criptomoedas que atuam no mercado sem fiscalização, principalmente divulgando golpes para investidores desatentos.

O Banco Central da República Argentina está investigando as ações de empresas que captam depósitos e oferecem retornos por meio de operações com criptoativos e criptomoedas que não são compatíveis com parâmetros razoáveis ​​em operações financeiras e alerta os poupadores sobre os riscos de investir por meio dessas plataformas que o fazem não possuir ativos subjacentes que permitam avaliar o risco do investimento.”

Segundo a autoridade da Argentina, várias investigações neste mercado já foram conduzidas nos últimos meses, em vários estados do país. Decisões judiciais para proteger os investidores já foram tomadas, levando o órgão a emitir ordens de paradas para algumas empresas.

CVM e BC juntos no mercado

Segundo nota do BC da Argentina, a CVM do país também já deu vários alertas a investidores de criptomoedas, para que tomem cuidado com propostas descabidas de investimentos apresentadas a eles.

Um exemplo são os de pirâmides financeiras e esquemas ponzi, que receberam atenção das autoridades que já emitiram a ordem de parada e analisam responsabilizar os responsáveis na esfera penal.

Vale lembrar que os investimentos em criptomoedas são simples para quem estuda o fundamento do mercado e procura entrar pela porta correta. Já quem busca ganhos fáceis e rápidos a chance de cair em cilada é enorme.

Na América do Sul, esse alerta do BC da Argentina chega dias após a autoridade do Paraguai também alertar os investidores daquele país para os riscos do mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
Pedro Cerize, gestor de fundos brasileiro e sócio da Skopos

Gestor de fundos brasileiro critica CFA por incluir criptoativos em prova

Um famoso gestor de fundos brasileiro criticou a instituição responsável pela certificação Chartered Financial Analyst (CFA) por incluir criptoativos na prova. Como uma prova...
Símbolo do Bitcoin próximo do McDonalds

Queda do Bitcoin faz presidente de El Salvador postar foto como funcionário do McDonald’s,...

A queda do Bitcoin nos últimos dias afetou duramente o mercado, levando o presidente de El Salvador a postar uma foto usando "uniforme" do...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias