Reino Unido faz alerta para instituições que querem adotar criptomoedas

Conforme o Bitcoin, outras criptomoedas e seus casos de uso estão se desenvolvendo a ritmo acelerado e atraindo cada vez mais usuários, tanto governos quanto instituições financeiras precisam tomar atitudes a respeito.

Siga no

O Banco da Inglaterra, conhecido como o Banco Central do Reino Unido, emitiu um alerta para instituições financeiras que pensam em trabalhar com criptomoedas. O aviso foi feito através do estudo “Estabilidade Financeira em Foco: O setor corporativo e a estabilidade financeira do Reino Unido“, em tradução livre.

Segundo a nota, embora o Comitê de Política Financeira acredite que as criptomoedas apresentem um risco limitado ao sistema financeiro do Reino Unido, é preciso criar uma regulação urgentmente.

As opiniões globais parecem estar longe chegar a um consenso em relação as criptomoedas. Enquanto vemos notícias de adoção, também vemos de diferentes tipos de regulamentação e também de proibições.

Bancos não querem ficar para trás

Um estudo recente apontou que 55 dos 100 maiores bancos do mundo já estão trabalhando com Bitcoin e/ou tecnologias ligadas a ele, no caso a blockchain.

Esta porcentagem poderia ser ainda maior, visto que muitos destes bancos que não estão acompanhando esta evolução são chineses e o seu governo não permite que eles trabalhem com criptomoedas.

Já o Banco Central do Reino Unido parece estar preocupado com o rápido desenvolvimento das criptomoedas. Em sua nota, o banco expressa que é necessário acompanhar as criptomoedas de perto, regulando o setor para que elas não se tornem um problema no futuro.

“Criptoativos e os mercados e serviços associados continuam crescendo e se desenvolvendo rapidamente. Esses ativos estão se tornando cada vez mais integrados ao sistema financeiro. O Comitê de Política Financeira (FPC) julga que os riscos diretos para a estabilidade do sistema financeiro do Reino Unido por conta dos criptoativos são, atualmente, limitados. No entanto, as estruturas regulatórias e de aplicação da lei, tanto doméstica quanto globalmente, precisam acompanhar os desenvolvimentos nesses mercados de rápido crescimento, a fim de gerenciar os riscos e manter uma confiança e integridade mais amplas no sistema financeiro.”

Além disso, o Banco da Inglaterra também chama a atenção das instituições financeiras, destacando em negrito que elas sejam cautelosas ao adotar as criptomoedas.

“O Comitê de Política Financeira (FPC) continuará prestando atenção aos desenvolvimentos, incluindo a relação entre criptoativos e o sistema financeiro do Reino Unido e, assim, procurar garantir resiliência aos riscos sistêmicos que podem surgir de novos desenvolvimentos nos mercados de criptoativos. O FPC considera que as instituições financeiras devem ter uma abordagem cautelosa e prudente em qualquer adoção desses ativos.”

O mundo ainda não alcançou consenso

Conforme o Bitcoin, outras criptomoedas e seus casos de uso estão se desenvolvendo a ritmo acelerado e atraindo cada vez mais usuários, tanto governos quanto instituições financeiras precisam tomar atitudes a respeito.

O ponto é que não há um consenso global, enquanto um país adota o Bitcoin, outro o bane. E da mesma forma, enquanto um banco começa a trabalhar com a custódia de BTC, outro alega que ele é uma ameaça a economia local.

Além disso, outros casos de uso como o setor de DeFi, de rápida transformação, e stablecoins são outro desafio para instituições que desejam e precisam acompanhar seu desenvolvimento. Dividindo ainda mais as opiniões conforme é difícil encontrar uma definição única para múltiplos projetos que embora parecidos, podem trabalhar de forma bem diferente.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias