Usuários da Beefund, uma suposta pirâmide de criptomoedas, publicaram diversas reclamações no site Reclame Aqui nesta segunda-feira (7). A maioria dos comentários afirma que seus pedidos de saque não estão sendo processados.
Conforme apurado pelo Livecoins, a Beefund tem foco no mercado brasileiro e promete retornos de até 12,75% ao dia, porcentagem suficiente para que um investimento de R$ 6.500 se transforme em R$ 1 trilhão em apenas 1 ano.
Ou seja, retornos irreais que corroboram com a suspeita de que a empresa seja uma pirâmide financeira, utilizando depósitos de clientes para honrar os saques de outros.
Beefund recebe enxurrada de reclamações no Reclame Aqui
O volume de reclamações contra a Beefund aumentou nos últimos dias, com diversos investidores relatando que não estão conseguindo retirar seu dinheiro da plataforma. A maioria delas aponta que o saque foi solicitado, mas não foi processado.
“Solicitei o Pix e não está indo para minha conta, está voltando para a plataforma, quero que vocês resolvam isso”, disse um cliente da Beefund.
“Informo que no dia 06/10, por volta das 08h00, solicitei o saque para minha chave pix e ficou apresentando conta inválida e estornado o valor para o aplicativo e depois de algumas tentativas o valor ficou em processamento e não caiu até presente momento nainja [sic] conta”, escreveu outro.
“Fiz algumas tentativas de retirada e estava dando sempre Cartão Inválido, e o valor estornava pra minha conta da plataforma, entretanto, na última tentativa, a retirada ficou processando e não concluiu, não recebi o valor e nem foi estornado. Como resolver?”, questionou um terceiro.
Segundo informações públicas do Reclame Aqui, os usuários são de diversos estados, mostrando que a suposta pirâmide financeira se espalhou pelo Brasil. Dados do Google Trends reforçam isso.
Até o fechamento desta redação, a empresa não respondeu nenhum cliente no Reclame aqui.
Beefund quebrou?
Tratando-se de uma suposta pirâmide financeira, os problemas com saques na Beefund são o primeiro indício de que a empresa está prestes a ruir.
Isso porque esquemas de pirâmide utilizam o dinheiro de outros clientes para honrar as promessas de retornos. Ou seja, os ganhos prometidos não são gerados por investimentos reais.
Conforme as reservas começam a secar devido à falta de novas vítimas, os líderes da pirâmide param de pagar os clientes, embolsam as sobras e desaparecem. No caso da Beefund, nem ao menos se sabe quem está por trás da empresa.
Inclusive, no Reclame Aqui, um cliente recomenda que outras pessoas “corram dessa plataforma”, justamente “porque não tem para quem reclamar”.