Bilionário do Bitcoin anuncia saída do mercado após ter vídeo vazado, entenda

“Qtum é um lixo”, “NEO é estupido” e “Changpeng Zhao não é uma boa pessoa.”, disse a "baleia" chinesa

Siga no

A comunidade de criptomoedas da China é bem ativa globalmente e até o governo está envolvido com esse setor. Mas recentemente os participantes desse ecossistema ficaram agitados após um dos mais ricos chineses do Bitcoin chamar diferentes empresas e nomes do criptomercado chinês de “golpes” e “fraudes”.

Uma gravação feita em segredo do bilionário Li Xiaolai, foi publicada na internet ontem, inicialmente em redes sociais chinesas e depois chegou ao YouTube. Nessa gravação vazada, ele chama nomes importantes do criptomercado de “golpistas” e enganadores.

Xiaolai é famoso por ter sido um dos primeiros investidores em Bitcoin da China e isso o tornou um dos principais nomes dentro do criptomercado na região. Apesar de não ser tão conhecido no ocidente, dentro do mercado asiático ele é mais reconhecido que nomes como Changpeng Zhao e Justin Sun.

No entanto, o empresário tem opiniões bem controversas sobre muitos dos participantes do criptomercado. A gravação, disponível no YouTube, teve partes transcritas pelo site Asia Crypto Today, que deu destaque para as críticas que Xiaolai fez aos membros da criptoeconomia chinesa.

“Qtum é um lixo”, “NEO é estupido” e “Changpeng Zhao não é uma boa pessoa.”

Criptomoedas altcoins
Xiaolai tem uma opinião bem contrária à certas altcoins, mesmo tendo sido investidor inicial do EOS.

As opiniões do milionário repercutiram bastante principalmente em relação a como ele atacou outras entidades e projetos do setor.

“Qtum é desenvolvida por Patrick Shuai e é um lixo, fui eu quem ajudou ele a promover o Qtum por 6 meses. Isso porque o seu esquema de golpe é muito simples.”

Ele também atacou outro dos principais projetos chineses, o NEO:

“NEO também é um projeto estúpido e sem valor. Se você fosse Wang Lijie (famoso investidor da China) você teria vendido a 1.5 RMB (R$2 reais), mas o preço só subiu tanto porque algum capital de risco participou do projeto e hypou o preço.”

E por fim, a última crítica foi ao Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance e um dos principais nomes da criptoeconomia.

“CZ não é uma boa pessoa, ele costumava entrar em conflito com Xu MingXing (fundador da OKEX). Ele sabe muito pouco sobre aspectos técnicos. A Binance está tendo sucesso poque todas as exchanges foram obrigadas a fechar no dia 4 de setembro por causa das regras da China, mas ele insistiu em manter [a Binance] aberta.”

Todo criador de uma blockchain precisa ser uma celebridade online

Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain

Xiaolai também falou sobre como um criador de um projeto de blockchain e criptomoedas pode conseguir ter sucesso com os seus seguidores.

“O Fundador de uma blockchain deve ser, pelo menos, uma celebridade online instantânea, agregar fãs é a base da competição, o resto dos fatores é besteira. Enquanto eles [os fãs] acreditarem em você, o senso comum vai ser que só é necessário continuar enganando-os.”

Infelizmente é difícil determinar qual exatamente é o contexto dessa frase. No entanto, ela se encaixa muito bem com algumas celebridades, principalmente chinesas, ligadas ao criptomercado.

Xiaolai se aposenta do criptomercado

Após a repercussão negativa das suas falas no mercado chinês, o empresário e milionário das criptomoedas anunciou que não vai mais investir em nenhum projeto ligado a blockchain ou criptomoedas.

Ele afirmou para seus seguidores que se ele ver qualquer projeto fazendo menção ao seu nome, pode ignorar completamente.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Banco Central dos EUA sai do ar poucos dias depois de secretária do tesouro...

O banco central dos EUA sofreu um grande crash em seus sistemas nesta quarta-feira (24) e várias pessoas não conseguiram realizar transferências eletrônicas. O...
Cotação e preço gráfico do Bitcoin no Brasil Dólar

100 bitcoins da “era de Satoshi” são movimentados pela primeira vez em 10 anos

As grandes movimentações de Bitcoin na blockchain são sempre importantes de serem observadas, principalmente quando envolve moedas dos primeiros anos. Na tarde desta quarta-feira...

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

100 bitcoins da “era de Satoshi” são movimentados pela primeira vez em 10 anos

As grandes movimentações de Bitcoin na blockchain são sempre importantes de serem observadas, principalmente quando envolve moedas dos primeiros anos. Na tarde desta quarta-feira...

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Governantes estão assustados com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Em várias publicações pelo Twitter nos últimos dias, Robert Kiyosaki defendeu o Bitcoin como um ativo seguro. Segundo ele, os novos ataques dirigidos por...